segunda-feira, 29 de junho de 2009

Diagramando as folhas internas

Nos dois últimos posts criamos a capa da nossa mais nova revista. Que tal tentar desenvolver as folhas seguintes agora?

a) folhas 2 e 3:

Por definição a capa é a nossa folha 1. A partir daqui vamos diagramar as folhas de duas em duas. Hein?! Isso mesmo, você terá na tela as folhas 2 e 3 juntas. Pode parecer estranho em um primeiro momento, mas lembre-se que é assim que o leitor vai ver a sua revista. É importante diagramar pensando na revista aberta.

Observação: uso a palavra “folha” para se referir a cada página da revista. A palavra “pagina” fica reservada para o que o DRAW chama de Page. Assim, a página 2 (do DRAW) contém as folhas 2 e 3 (da revista). Entendido?

Criando uma página de tamanho personalizado:

Isso significa que a próxima página do Corel deve ter uma largura de 570mm (2x285), contra uma altura de 213 mm Para criar uma página assim, de tamanho diferente, pressione Page Down. Configure a página a ser inserida com as dimensões desejadas:



Achando o meio da página:

Temos agora que achar o meio da página. Isso é feito arrastando uma guia do eixo vertical até a posição 285. Difícil? Nem um pouco. Deixe a guia onde quiser e de dois cliques sobre ela. Tela abaixo vai aparecer. Informe a posição desejada e pronto. Fácil quando você conhece o truque não?



Observação: se a sua linha guia não aparece, de uma olhada no Object Manager e confira se a visualização da Layer Guides da Master Page está ativa.



Master Page ou Page 2?

Acima criei a linha guia usando a Layer Guide da Master Page. Poderia ter feito usando a Layer Guide da Page 2? Claro que sim! Mas entenda: as layers da Page 2 só são vistas nessa própria página. As layers da Master Page são visiveis em todas páginas. Você vai querer achar o meio das Folhas 4 e 5? 6 e 7? 8 e 9? Pois eu vou... E não quero ficar repetindo a criação da linha guia toda hora...

O grid finalmente

Definimos o seguinte grid para reger o interior da nossa revista:

Margem esquerda: 39 mm
Margem direita: 39 cm (ou seja: 531 mm)
Repare a origem dos eixos localizada no canto esquerdo da página.




Margem superior: 23 mm.
Margem inferior: 15 mm (ou seja 198 mm).
Para colocar essas margens mude a origem, conforme mostra a figura abaixo:




Margens centrais: 1 cm de cada lado

Até aqui temos:



A margem superior serve para colocar títulos, enquanto a margem direita é útil para armazenar informações curtas, dicas e referências de interesse. Os textos em si, juntamente com as figuras, vão ficar nos dois retângulos grandes, no centro de cada folha. Mas não é muito agradável ter um texto tão comprido assim em uma revista. Repare que as revistas e jornais dividem seus textos em colunas. A Foca também deve ter seu texto diagramado desse modo.

Quantas colunas?

Vamos medir um dos retângulos onde o texto vai ser colocado usando a ferramenta Dimension.



Queremos medir o comprimento do retângulo e não sua altura. Por tanto, selecione Horizontal Dimension Tool.



Agora sim:



Temos 236 mm para ocupar com texto. Assumindo 3 colunas, com 5 mm entre elas, temos 226 para dividir por 3. Assim, cada coluna terá 75 mm de largura.




Repare na posição da origem, isso facilita muito no posicionamento das linhas!

E assim...

O resultado final é exibido na figura seguinte.



Em brave vamos entrar com os textos e ilustrações, mas antes, gostaria de apresentar o Photo Paint. Precisamos de um software para tratar imagens bitmap antes de poder continuar montando a revista

3 comentários: