Uma única cor
Os objetos possuem contorno e interior. Contorno é aquela linha, por padrão preta, que dá forma ao objeto. Sabe aquelas 4 linhas retas que formam um quadrado? Sim! Isso é o contorno! E o interior? Bom, acho que você já sabe ne?
Como você já percebeu, os interiores podem ser preenchidos por qualquer cor, a sua escolha. O modo mais prático para isso é selecionar o objeto e clicar com o botão esquerdo do mouse sobre uma cor da paleta. Pronto! O objeto foi preenchido com a cor selecionada. Outro modo de selecionar a cor de preenchimento é clicar na ferramenta Fill na barra lateral. Escolha opção Uniform Fill para preencher com uma única cor. Ou ainda Shift + F11.
Preenchimento Gradiente
Até aqui você preencheu os objetos com uma única cor. Mas isso é muito pouco para as suas necessidades atuais! Por isso chegou a hora de conhecer o preenchimento gradiente (ou Fountain Fill). Selecione Fountain Fill na ferramenta Fill, ou pressione F11. O formulário abaixo deve ser exibido.
O preenchimento gradiente é o mais simples de todos. Vamos manter os valores padrões apresentados na figura acima e ver como um retângulo se comporta sendo preenchido assim.
Clique e arraste o quadrado a direita do formulário para mudar o ângulo de preenchimento. Vá movendo o mouse ate encontrar o ângulo desejado.
A propriedade Edge Pad diminui a zona de transição entre as duas cores. Quando Edge Pad é zero, temos a máxima mistura, como no exemplo acima. Mas se mudarmos esse parâmetro para 49 o resultado é radical:
Por padrão o DRAW compõe um preenchimento gradiente usando 256 passos. Ou seja, 256 etapas de transição entre uma cor e a outra. Mas isso não é obrigatório, você pode usar mais ou menos. O quadro abaixo foi preenchido usando apenas 8 passos (steps).
Cuidado: não use passos demais, isso não vai melhorar seu desenho e por outro lado tornará o carregamento do arquivo mais lento. O padrão (256) em geral é adequado.
O DRAW constrói o gradiente de modo que o tom intermediário entre as duas cores fique na metade do objeto. Isso é regulado pelo parâmetro Mid-point. Deseja deslocar para a esquerda o ponto de meio tom? Use um mid-point menor que 50.
A transição entre as duas cores pareceu natural para você? Pois saiba que ela é apenas uma das opções de “caminho” entre a cor inicial e final. Selecione a seta em sentido anti-horario para acrescentar uma passagem por tons rosas:
Ou se preferir, acrescente tons verdes usando a seta em sentido horário!
As possibilidades do preenchimento gradiente do DRAW vem crescendo a cada versão. Se você achava que duas cores era pouco para compor o preenchimento de uma peça, porque não experimenta usar três cores? Em 'color blend' escolha 'Custom'. Um caminho pontilhado entre os dois extremos do preenchimento é mostrado.
Clique duas vezes em algum ponto de caminho, isso fará aparecer uma seta preta. Nesse ponto você pode inserir uma terceira cor. A figura abaixo ilustra a inclusão da cor preta. Veja como o DRAW é obrigado a ir de azul até preto e imediatamente de preto para branco.
Caso deseje uma faixa da cor preta, crie uma segunda seta preta e selecione a cor preta novamente.
Na verdade, isso não tem fim, pois você pode criar outras setas de outras cores. Abaixo, uma seta representa a cor preta e a seguinte a cor amarela:
Uma dica: olhe sempre para o quadrado no canto superior esquerdo enquanto estiver misturando as cores. Apesar do retângulo de mistura ser tentador, é aquele pequeno quadrado lá em cima que representa o resultado real. Isso porque, apenas ele considera as propriedades Angle e Edge Pad.
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Preenchimento: Uniforme e Gradiente
Marcadores:
preenchimento,
preenchimento gradiente,
preenchimento uniforme
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário