segunda-feira, 1 de junho de 2009

Estilo de cor

Até aqui sempre que falamos de usar, editar ou criar uma cor, estávamos falando em compor a cor usando nossas habilidades. No máximo usávamos as paletas que o DRAW oferecer. Veja novamente o projeto do Fiat Idea. Ele tem vários tons de cinza, alguns mais escuros, outros mais claros. Mas todos tiveram que ser construídos ou encontrados em uma paleta, um a um. E se quisermos um Idea vermelho? Da forma como está, temos de buscar todos os tons novamente.

Um exemplo inicial

O projeto do Idea foi elaborado assim, mas agora quero apresentar um recurso muito poderoso do DRAW: o estilo de cor. Definimos uma cor básica e o DRAW gera automaticamente diversas variações dela, sejam mais escuras ou mais claras. Vamos pintar nosso Idea de vermelho e, ao mesmo tempo, criar um estilo!

Vamos começar definindo o tom mais escuro da lataria. Ele fica na parte central e inferior da porta dianteira, e escolhemos CMYK 13 96 85 0.

Abra a cortina Color Styles (Tools / Color Styles). A partir de agora, toda cor que usarmos será adicionada automaticamente nessa cortina. Assim, vamos pintar a parte central inferior da porta com a cor escolhida acima. Ela vai ocupar sua posição na cortina. A posição por ela ocupada é de “cor pai”, que dará origem a outros tons.




Vale lembrar que os vidros, plásticos e borrachas serão muito mais escuros, mas eles não são vermelho! Assim, vamos criar nosso “estilo de lataria” primeiro.

Cores filhas

Mas o carro não é todo desse tom de vermelho! Ele tem sombras! Tenho de criar todos os tons mais claros agora? Se você não estivesse usando Estilo de Cor, a resposta seria sim. Mas o estilo faz isso para você. Esses outros tons são as “cores filhas” E para criar as cores filhas, selecione a “cor pai” na cortina Color Styles e pressione o botão New Child Colors.





Vai abrir um formulário de criação de filhas. A primeira opção é que a cor filha seja derivada do pai modificando apenas o brilho e a saturação. Outra opção, bem mais interessante para pintar Idea, é pedir a criação de várias filhas. Entre com o número de tons derivados desejado (number of shades), e escolha se as cores vão ser mais claras (lighter) ou mais escuras (darker) ou ambas (both). A similaridade entre as filhas e o pai é definida em Shade Similarity (100 para muito semelhante, 0 para nada semelhante). O vermelho que usamos foi definido como sendo o tom mais escuro da lataria, então peço para o DRAW 20 tons mais claros, com 50% de similaridade.





Antes de prosseguir, olhe para o resultado! Fomos do vermelho original até o rosa. Podíamos ter ido até um rosa mais claro? Sim! Seria só usar uma similaridade menor. Acha que ficou rosa demais, e faltou tons de vermelho? Aumente a similaridade. Entenda a similaridade como o “passo”, a diferença entre um tom e outro. Similaridade elevada implica passos pequenos, todas as cores filhas serão bem parecidas com o pai. Similaridade baixa implica passos grandes, onde as filhas são até bem diferentes do pai.

Agora que temos um vermelho pai e 20 filhas, use essas cores para preencher as demais peças do Idea. Selecione o objeto a ser preenchido e de dois cliques na cor filha desejada.




Mudando com estilo

Satisfeito com o seu carro vermelho? Acho que não. Por que não tenta azul?? Calma, trocar a cor agora vai ser mais fácil do que antes, afinal agora você tem estilo!

Selecione a cor pai na cortina Color Style e pressione o botão Edit Color Style. Vá mudando apenas o marcador da escala vertical de cores e escolha o tom mais escuro do azul que será usado na lataria do carro. E... Pronto! Seu Idea agora é azul!





Só uma observação: por algum motivo que desafia minha inteligência, você não pode desfazer o procedimento acima. Na verdade até pode, mas os tons de vermelho nunca mais serão os mesmos. Por tanto, espero que tenha gostado do azul (ou salvo a versão em vermelho).

Editando a cor pai

Muito cuidado com a aba Palettes na hora de alterar a cor do pai. Use apenas quando for realmente necessário. E o motivo é muito simples: algumas paletas têm cores pré-definidas, ou seja, alguns tons de verde, alguns tons de azul e assim vai. Mas você tem vinte cores filhas com tons de vermelho elaborados em CYMK, e as paletas não tem essa variedade toda de vermelho! Como o DRAW resolve isso? Aproximando! Tive a infeliz idéia de usar uma paleta do tipo HSK, e o DRAW aproximou as vinte tonalidades de verde em apenas algumas poucas cores disponíveis na paleta. Isso não é errado, a Corel fez tudo o que podia aqui. O chato é não poder voltar atrás, pois: uma vez “simplificado”, seu estilo não voltará a ter a diversidade original, mesmo usando uma cor CYMK.

Obtendo o cinza

Acabei de falar que você deve evitar a aba Paletts quando for editar as cores do estilo. Mas se existe uma boa razão para usar essa aba, a razão é: mudar a cor pai para cinza. No caso do Idea, as cores estão em formato RGB, e não é nada fácil conseguir tons de cinza interessantes usando apenas as abas anteriores. A melhor forma aqui é ir até a aba Palettes e usar a paleta “256 shades of gray”. São 256 tons de cinza para você escolher! Boa sorte!

Estilo de cor e misturas

Quando falamos de paletas construídas a partir do documento, vimos que aquela função não trabalha corretamente diante de desenhos que envolvam misturas (blends). Mas em relação ao Estilo de cor a Corel trabalhou melhor, e ele não se confunde.

Mais para frente abordaremos as blends, mas como expliquei antes, elas misturas de dois objetos de cores distintas. Os objetos de ligação entre os dois extremos são preenchidos por dezenas de tons intermediários. Felizmente o DRAW não adiciona todos esses tons ao estilo de cor. Apenas as cores dos dois objetos que deram origem a mistura são preservadas.

E melhor: se você mudar essas cores usando a cortina de estilo de cor, toda a mistura é também atualizada automaticamente!

E assim temos estilo

Voltaremos ao estilo de cor nos próximos posts. A ferramenta é poderosa e ajuda muito na hora de mudar a cor do projeto. Mas não é perfeita. Sempre salve seu trabalho antes de partir para alterações do estilo. E quando a alteração não agradar, feche e comece novamente, evite ficar tentando corrigir uma modificação no estilo com outra.

Um comentário: