segunda-feira, 1 de junho de 2009

Cores: como editar, renomear e exibir pelo nome

Editando as cores da paleta

Você já aprendeu a adicionar novas cores a paleta em uso, mas e como mudar uma cor já existente? Para fazer isso, encontre a cor na paleta que fica na parte inferior da tela, e clique com o botão da esquerda. Caso não exista objetos selecionados, o DRAW questionará o que deve ser preenchido, já que um clique sobre a cor também é um comando de preenchimento. Simplesmente de OK, a janela some mas a cor fica selecionada. Pressione a seta no lado esquerdo da paleta, vá em Edit / Change Color. As paletas Models e Mixers podem ser empregadas para mudar levemente o tom da cor selecionada. Mas note, diante de qualquer alteração, o nome de cor some. Quando você terminar a edição da cor e voltar sua atenção para a paleta, verá que a construída acima ficou, mas com um novo nome. E a cor original foi apagada. Assim, a edição de cores não muda as cores padrões do DRAW, ela simplesmente apaga a cor original e coloca a sua no lugar.

A mesma edição de cores descrita acima pode ser acessada através do editor de paletas.

Uma observação final: pelo fato das cores alteradas não preservarem o nome original, a verdade é que estamos apagando a cor padrão e criando uma nova. Desse modo, a função de edição é semelhante a de criar novas cores (add), tendo essa última a vantagem de preservar os originais.

Renomeando uma cor

Se você quer renomear uma cor da paleta, vá até o Editor de Paletas (Palette Editor) e selecione a cor. Agora, altere o nome e de OK. A cor mudou de nome. A função Change Color vista acima não serve para mudar nomes de cores.

Exibindo o nome das cores

A maior parte dos usuários prefere escolher as cores simplesmente olhando para elas. Mas em alguns projetos, o cliente pode definir a cor a ser usada através do seu nome. O Corel permite que a paleta exiba as cores pelo nome. Para isso, clique na seta na lateral esquerda da paleta e escolha “Show Color Names”. A paleta irá se soltar da base da tela e se transformar uma janela móvel, exibindo diretamente os nomes das cores.

Se você arrastar de volta a paleta para a base da tela, ela volta a se aderir, e os nomes desaparecem. Na verdade, você pode ativar a exibição dos nomes simplesmente arrastando a paleta da base para o centro da tela.

Os usuários das paletas PANTONE em geral acham útil a visualização das cores com seus respectivos nomes.

2 comentários: