segunda-feira, 1 de junho de 2009

Criando uma paleta a partir do seu projeto

Para quem já leu os posts anteriores, sabe que a minha recomendação é sempre criar uma paleta personalizada para cada projeto que desenvolvemos. Assim, pegamos a paleta CMYK default, salvamos com outro nome no diretório de projeto e começamos a trabalhar. Cada cor nova que for utilizada, deve ser guardada nessa nossa paleta. Ao final do projeto, salvamos a paleta e os arquivos de desenho. Pronto, se um dia quisermos fazer um trabalho semelhante, essa paleta será muito útil!

Porém...

Não é difícil imaginar que, ao final deste projeto teremos criado vários tons novos, teremos usado algumas das cores originais da CMYK e, principalmente, não teremos empregado uma grande parcela das cores disponíveis na paleta.

No desenho do Idea, criamos 16 tons novos, muitos deles são leves variações dos cinzas que já estavam na paleta CMYK. Criamos também dois tons de vermelho para compor a lanterna traseira.


Organizando as cores ao longo do projeto

Talvez ter deixado tantas cores sem uso na paleta esteja agora lhe chateando. Pois o DRAW oferece uma solução interessante...

Paleta de projeto

Vá em “Window / Color Palettes” e escolha “Create Palette from document”. Isso mesmo! O DRAW vai criar uma paleta baseada nas cores que você usou no desenho!




Bom? Sim! Perfeito? Não. Repare que tínhamos criado apenas 16 tons para o projeto, com mais os tons de cinza originais da CMYK, não usamos mais que 30 cores nesse projeto. Mas a paleta criada por essa ferramenta tem mais de 200 tons!

Mas como?!

Talvez você não saiba, mas para desenhar o carro, foram necessários usar recursos de mistura (blend) de cores, para criar uma aparência realista. A mistura envolve dois objetos de cores diferentes. Eles são misturados, gerando dezenas de objetos intermediários, cada um deles com uma cor intermediária. Uma mistura entre branco e preto vai gerar dezenas de tons de cinzas intermediários criados automaticamente.
Você agora já deve ter reparado: o DRAW não pegou apenas as cores que deram origem a mistura, ele tentou pegar tons intermediários! E isso gerou uma paleta com 250 cores... Eu ainda prefiro ficar com a minha paleta construída ao longo do projeto, com apenas os 16 tons realmente usados e mais uns 10 originais do CMYK.

Note:
A ferramenta acima se confunde com misturas, mas lida corretamente com preenchimento gradiente. Se você usa esse tipo de preenchimento, não deve ter problemas.


Então quando usar essa ferramenta?

Sabe aquele projeto antigo, da época que você não se preocupava em guardar as cores numa paleta? Ou aquele desenho que o seu amigo lhe mandou? Pois é! Usando a ferramenta “Create Palette from document” você consegue saber quais as cores foram usadas dando um único clique!

Tenha estilo

Você acha que as paletas do DRAW são fantásticas e facilitam seu trabalho? É porque você não conhece o estilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário