terça-feira, 16 de junho de 2009

Misturas

O começo...

Agora que entendemos um pouco sobre preenchimento gradiente, é hora de estudar outra ferramenta poderosa e muito empregada por profissionais do DRAW em seus projetos. A ferramenta mistura (blend)! Ela cria uma série de objetos intermediários entre os dois objetos que estamos... misturando!. Esses dois objetos iniciais são denominados Start e End.

A figura abaixo ilustra a criação de dois objetos extremos. O quadrado preto será o inicio da mistura, enquanto o quadrado azul será o final.



A ferramenta de mistura (blend) encontra-se na barra de ferramentas:




Clique no quadrado preto e arraste até o quadrado azul. Agora solte...



Os dois objetos de origem agora foram unidos usando 20 objetos intermediários. Por padrão o número de objetos intermediários é 20, mas podemos alterar para apenas 3. Note: 3 objetos intermediários, além dos dois extremos.



Selecione toda a mistura, remova o contorno e mude para 200 objetos intermediários. Temos um efeito bem interessante:



Ei! Conheço essa cara! Consigo isso com um preenchimento gradiente! Sim, a ferramenta blend e o preenchimento gradiente são parentes próximos. Apesar de semelhantes, em alguns momentos as misturas são o único modo de atingir um determinado resultado. Por tanto, não pare de ler!

Alterando o início ou o final

Criamos acima uma mistura, ela ficou interessante mas um pouco escura demais. Sabe... Talvez começar a mistura com um cinza fosse melhor. Dá para mudar?? Clique no botão Start And End Objects Properties e selecione “Show Start” para que o objeto inicial apareça selecionado.



Uma vez selecionado, mude o seu preenchimento para cinza:



Para ver a mistura em sua forma definitiva, não esqueça de elevar o número de objetos intermediários e remover o contorno.



Outro modo de ajustar os quadrados extremos é usarmos a ferramenta Pick para marca-los. Se você clicar em qualquer ponto no meio da mistura, estará selecionando toda a mistura. Por outro lado, se clicar exatamente no primeiro quadrado ou no último, irá selecionar apenas este quadrado. Isso é mais fácil de falar do que de fazer, especialmente para misturas pequenas compostas por dezenas de objetos intermediários.

Use os objetos Start e End também para aumentar o tamanho da mistura.


Quem fica por cima?


O DRAW obriga que o objeto Start fique sempre por baixo, enquanto o objeto End fica por cima. Cuidado quando usar a opção New Start (ou New End) do botão “Start And End Objects Properties”. Selecione um novo objeto de início no nível correto, ou seja, abaixo do objeto de término.

Ao ser selecionada, a mistura indica através de uma seta qual o seu sentido (do Start para o End). Isso permite que você entenda melhor quem fica por cima e quem fica por baixo.




Cores: caminho direto ou indireto

Quando falamos sobre preenchimento gradiente, você viu que o caminho entre uma cor e outra pode ser uma linha reta ou uma curva. E nesse caso, a curva pode ser no sentido horário ou anti-horário. Os tons intermediários de uma mistura também percorrem esses caminhos. Defina qual você prefere selecionando Direct (linha reta) ou Clockwise (sentido horário) ou Counterclockwise (anti-horário):



Círculo vira quadrado, quadrado vira círculo

Até aqui, misturamos dois quadrados de cores diferentes. A mistura se refletiu nos diversos tons de azul que os objetos intermediários assumiram. Mas podemos ir mais longe: além da cor, os objetos externos podem divergir também no formato. Assim, substitua o quadrado cinza por um círculo cinza e confira o resultado abaixo:



Quanto mais semelhantes os objetos forem, melhor tende a ser o efeito. Outro ponto a ser observado são os números de nós. Objetos tendem a ser melhor misturados com outros com mesmo número de nós. Digamos que o DRAW saberá para onde deslocar cada nó original.


Um ângulo diferente


Que tal girar seus objetos intermediários? Consiga isso usando o Blend Direction. Na figura abaixo, selecionamos 45 graus. Repare que o último quadrado intermediário antes do final (End) está formando um ângulo de 45° com o objeto End.



Teste agora com um ângulo de 90° (figura abaixo). Vá reparando como o quadrado vai se movendo aos poucos até bater no final da mistura.



Quer criar um efeito de giro? Então prossiga para ângulos maiores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário