terça-feira, 16 de junho de 2009

Caminhando e misturando

As misturas do DRAW podem ser distribuídas ao longo de um caminho (path). Vamos ver como isso funciona. Crie uma mistura com dois quadrados, cada um com um tom de verde distinto. Crie também, em outra parte da tela, a linha sobe a qual quer ver a mistura caminhando. Use a ferramenta freehand e a edição de nós para criar a curva adequada.



Selecione a mistura e clique em “New Path” no botão Path Properties.



O cursor do mouse vai se tornar uma seta em forma de S. Clique sobre a curva e... a mistura adere a ela!



Mesmo depois de aderir a mistura a linha, esta continua sendo editável. Use a ferramenta Shape para mudar radicalmente a forma da curva e veja a mistura se adaptando:



Uma questão de nomes
Quando aderimos a mistura a linha, ambas mudaram de nome. Repare:
A mistura passou a se chamar “Blend on a Path”.



E a curva se chama agora “Control Curve”:



Procure prestar atenção nos nomes dos objetos que o DRAW exibe na parte inferior da tela. Além de dizerem muito sobre o objeto, eles facilitam o entendimento sobre o que está selecionado a cada momento.

Caminho transparente: acredite, ele está lá!

O caminho pode servir apenas para dar forma a mistura, não sendo adequado que ele apareça no trabalho final. Como evitar isso? O modo mais simples é usar a ferramenta Outline (preenchimento) e selecionar None. A curva continua lá, mas você não vê.

Note: se você fez isso e agora quer editar a linha, vá na ferramenta Path Properties e clique em Show Path. Sua linha agora está selecionada. Escolha uma cor adequada, edite a linha e depois faça ela sumir novamente.

Outro método para remover o caminho da mistura preservando sua forma é clicando com o botão da direita do mouse em Break Apart. O problema é que além de separar o caminho da mistura, também separa os objetos da própria mistura. Então, só faça isso se souber que nunca mais irá querer editar a mistura. Ou seja... não faça isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário