terça-feira, 2 de junho de 2009

Problemas com Estilo

Os estilos de cor são fantásticos, mas infelizmente ainda apresentam algumas falhas que tornam seu uso mais difícil. Vejamos duas:

Cor posta é cor adicionada

Quando preenchemos um objeto e depois tiramos o foco dele, a cor de preenchimento vai direto para a cortina de estilo de cor. Mais tarde, se você resolver trocar a cor de preenchimento, essa nova cor também vai ser adicionada na cortina. Mas a cor antiga não desaparece da relação. Uma cor só sai da cortina de estilos se você apagar.

Faça, desfaça e não volte para o mesmo ponto:

Essa é uma das falhas mais estranhas do DRAW. Vamos fazer um testar... Usando a cor Yellow da paleta CYMK, geramos 20 tons mais claros de amarelo. E construímos o objeto abaixo.



Agora, me arrependi de ter feito em amarelo, e quero passar isso para verde. Fácil não? Marque a cor pai (Yellow) e mude até o tom de verde desejado. Temos:



Perfeito! Onde está o erro? Bom... tente desfazer isso pressionando Ctr Z. Você terá uma surpresa:



Ei! As cores filhas mudaram! Onde estão os tons de amarelo que gerei antes?! Pois é... É isso que acontece.

Desse modo, antes de mudar a cor pai lembre-se de salvar o trabalho. E, quando se arrepender da alteração, feche o arquivo e abra a versão anteriormente salva. Nunca tente mudar o estilo sucessivas vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário