quinta-feira, 4 de junho de 2009

Imprimindo: mais de uma cópia por página

A sua tarefa hoje é usar o Corel para imprimir o Flyer abaixo no tamanho de 10cm (altura) por 15cm (largura). O cliente quer economizar no número de folhas A4 utilizadas, então você tem que imprimir mais de um Flyer por página.



Vamos lá!

Aderindo o arquivo JPG ao arquivo DRAW

Nossa primeira tarefa é abrir um arquivo novo do Corel DRAW e ajustar o tamanho da página para os valores desejados. É possível definir as dimensões da página na barra de ferramentas na parte superior do Corel DRAW. Regulamos 150 mm de largura e 100 mm de altura.



Agora vá importe o arquivo JPG desejado (File/Import). Clique e arraste até o tamanho da imagem ficar exatamente do tamanho da página configurada:



Dica: caso precise alinhar a imagem ao centro da página use a tecla “P”.


Imprimindo vários arquivos por página

Antes de continuar, selecione a impressora desejada no Print Setup. Se você está acostumado a imprimir arquivos em outro software, essa tela já lhe é familiar, e permitirá escolher o tipo de impressão, o tamanho da folha, entre outras propriedades. cada impressora tem uma janela de configuração, acostume-se com a sua.



Terminou de ajustar o Print Setup? Então vamos para o Print Preview.



Veja os três botões na lateral esquerda. Eles dão acesso as três ferramentas principais do Print Preview: 'Pick', 'Imposition Layout' e 'Marks Placement'.

-Pick: mantenha o 'Print Style' em 'Custom', não é hora de criar um estilo de impressão, ainda estamos aprendendo. O posicionamento da imagem deve ficar em 'As in document'. Já o botão 'Print Tiled Pages', fica desligado para que a figura seja distribuida na folha a partir do meio. Quando esse botão é acionado, a figura passa a ser distribuida a partir do canto superior esquerdo.

-Imposition Layout: na opção Edit Basic Settings, regule o número de figuras por folha. Mas antes de começar a tentar colocar 10 Flyers numa pequena folha de A4, pressione o botão 'Maintain Document Page Size'. Sempre que esse botão estiver acionado e você tentar ultrapassar o tamanho da folha, uma parte da figura ficará marcada em tom mais claro. Isso aconteceu na figura abaixo de modo bastante gritante.



Saia do Edit Basic Settings e vá para Edit Gutters and Finish para regular o espaçamento entre uma figura e outra. Isso pode ser necessário para permitir o corte em uma etapa posterior.

-Marks Placement: Permite ativar a impressão das marcas de corte (print crop marks), o que facilita muito na hora do corte do papel. Permite também adicionar escalas de cor na impressão ('color calibration bar' e 'densitometer scale').

Nenhum comentário:

Postar um comentário