quarta-feira, 10 de junho de 2009

Sombras: o DRAW faz para você

No post anterior construímos nossa própria sombra usando preenchimento gradiente. Espero que você tenha dedicado alguma atenção e buscado regular o preenchimento da sombra até encontrar algo realístico. O conhecimento desenvolvido lá será importante para entender o que vamos usar neste post.

Fazer sombras usando preenchimento gradiente é sempre possível e muitas vezes é a melhor coisa a fazer. Mas se preferir, o DRAW pode tentar fazer a sombra para você, através da ferramenta Interactive Drop Shadow.



Vamos criar nosso retângulo “em pé”. Agora selecione a ferramenta de sombras do DRAW e clique na aresta inferior do objeto. Arraste até encontrar a inclinação desejada:



Solte e veja sua sombra automática:



Mas está escuro! Quero algo mais suave! Está vendo um quadrado vertical no meio da linha que liga o quadrado branco e o preto? Pois ele regula o tom de cinza da sua sombra. Tente deslocar esse quadrado até criar algo mais adequado.



Você pode usar essa ferramenta para gerar sombras em qualquer lado da peça. Se quiser uma projeção a esquerda, clique na aresta vertical esquerda:



Uma observação final: o objeto que gera a sombra deve ter seu interior preenchido, seja uniforme ou gradiente. Se esse objeto não tiver preenchimento (Fill: None), a sombra será apenas do contorno. A sombra das arestas! Muito real!

Um comentário: