quarta-feira, 8 de julho de 2009

Máscara: uma introdução

Até aqui vimos projetos inteiramente desenvolvidos no Corel DRAW. Alguns usaram apenas arte vetorial, outros uniram vetor com imagem bitmap. Mas em nenhum deles trabalhamos as imagens bitmap de modo mais avançado. Nesse post e nos próximos vamos explorar o Photo Paint, o software de tratamento de imagens bitmap da suite Corel. E nosso primeiro tema são... máscaras!

As máscaras

Máscaras são cortes ou seleções de trechos de uma imagem bitmap. O Corel Photo Paint, aplicativo de tratamento de imagens bitmap da suíte Corel, dispõe de vários recursos de máscara.

Primeiramente, abra a imagem que queremos cortar usando o Corel Photo Paint:



Se a imagem for grande demais, ela pode estar sendo exibida apenas parcialmente. Ajuste o Zoom (changes the zoom level) para “to fit”:



Uma vez com a imagem toda na tela, use a ferramenta de seleção Magic Wand Mask Tool:



Clique no fundo branco, o resultado é mostrado abaixo:



A tolerância:

O resultado acima foi conseguido usando tolerância 10. Se você baixar para 1, a tolerância baixa deixa a ferramenta muito exigente. Ela vai selecionar apenas uma pequena região na qual a cor está realmente parecida. Assim, tolerâncias altas deixam a ferramenta de seleção menos exigente, aceitando pequenas variações de tom.

Resultado para tolerância 1:



Escolha a tolerância que melhor se ajusta a seleção desejada.

Adição e subtração

Ao lado da seleção de tolerância, podemos ativar também a propriedade aditiva e a subtrativa. A adição acrescenta novas áreas a seleção atual. Note, estamos clicando no fundo branco para fazer essa seleção, ok? Então, o recurso de adição vai aumentar a área marcada como fundo.



A área a direita não foi entendida como fundo pela seleção atual (tolerância 10). Selecione o modo aditivo (+) e clique sobre essa região.




Pronto, agora tudo é fundo.


Mas cuidado!

O recurso aditivo pode parecer bem interessante, mas ele informou que tons mais escuros também são fundo. E isso se aplica a TODA a figura. Logo, as laterais da lata acabaram sendo confundidas com fundo:



E isso é muito ruim. Cuidado quando usar o recurso aditivo assim. Era melhor ter uma parte do fundo não selecionada do que perder parte da lata.

Usando melhor o modo aditivo

Rectangle mask tool, no modo aditivo, e faça um quadrado em torno da região do fundo que não estaca selecionada. E... pronto!




O resultado abaixo mostra que a região foi acrescentada ao fundo, e não se alterou o resto da figura.



Atenção: você só conseguirá desenhar esse quadrado sobre a área não selecionada se estiver no modo aditivo. Quando no modo Normal, não é permitido clicar sobre uma área já selecionada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário