quarta-feira, 10 de junho de 2009

Sombras duplas: essa é nova!

Na maior parte dos projetos em Corel DRAW, desenhamos nossos objetos tridimensionais supondo uma única fonte de luz. Logo, representamos uma única sombra projetada. Isso faz todo o sentido. Mas e ser tivermos uma segunda fonte de luz? Se, por alguma razão, você quiser representar duas sombras? A Interactive Drop Shadow faz isso?

Digamos que sim, desde que você conheça um truque. As duas sombras da figura abaixo foram feitas usando a Interactive Drop Shadow.



Sua primeira idéia seria criar uma sombra e depois selecionar a aresta novamente fazendo a segunda. Mas o DRAW entende que você quer refazer a primeira sombra e volta tudo ao zero.

Vamos ao truque: faça a primeira sombra normalmente. Mas termine ela totalmente antes de prosseguir. Depois de aplicar o truque você não pode mais mexer nela. Terminou? Então use a ferramenta Pick, clique na sombra, e vá em Arrange / Break Drop Shadow Apart (ctr k). Agora o retangulo vertical e sua sombra são objetos separados. Use a ferramenta Interactive Drop Shadow e crie a segunda sombra. Simples não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário