quarta-feira, 10 de junho de 2009

Recursos adicionais da sombra automática

Até aqui usamos a ferramenta de geração de sombras do DRAW de modo bastante simples. Isso foi suficiente para vencer os problemas apresentados, mas chegará um momento que você vai precisar de recursos mais avançados. Então, vamos da uma olhada nisso.

Vamos começar observando a barra de propriedades que se abre na parte superior da tela quando estamos usando a ferramenta Interactive Drop Shadow. Alguns de seus parâmetros são:

Angle: é o ângulo da sombra, que até aqui você regulava arrastando o mouse. Ok, agora pode definir digitando o valor em graus. Dispensável na maior parte dos casos.

Opacity: lembra do quadrado vertical entre os quadrados branco e preto? Pois é, ao invés de usar ele, você pode definir o quanto escura ou clara é sua sombra usando esse parâmetro.

Feathering: é o tamanho da área de transição entre a parte mais escura e mais clara da sombra. Colocando esse parâmetro em zero, a sombra termina de modo abrupto. Por outro lado, regular em 100 deixa a área de transição enorme.

Feathering Direction: regula se a área de transição vai se projetar muito para frente ou para trás. Olhe a sombra abaixo, repare bem onde ela começa. Ei! Ela está passando por baixo do objeto e começando antes dele! Quer evitar isso? Regule Direction para Inside, isso vai jogar a zona de transição mais para trás.





Enquanto a sombra da figura acima foi feita com Direction marcando “Average, na figura abaixo usamos esse parâmetro marcando Inside. E resolvemos o problema!



Isso quer dizer que todos os problemas são resolvidos usando o parâmetro Direction em Inside? Não diga isso. Escureça a sombra e olhe com atenção, vai encontrar o problema inverso: a área de transição começa muito para trás do objeto!



A sombra tem todas as bordas mais claras que o seu núcleo, inclusive a borda próxima do objeto. Infelizmente não podemos fazer muito a esse respeito, a não ser usar sombras claras e torcer para ninguém reparar.

Fade: regula como a sombra vai se tornando mais clara a medida que se afasta do objeto. Com Fade em zero, o clareamento da sombra é dado apenas pelas bordas. Com Fade em valores elevados, toda a sombra vai clareando com o afastamento. Algo bem real!



Stretch: regula a extensão da sombra. Onde 50 é sempre a extensão atual. Valores maiores de Stretch deixam a sombra mais comprida que a atual. Valores menores que 50 deixam a sombra mais curta que a atual.

A barra de ferramentas permite ainda definir a cor da sombra: quando a sombra se projeta sobre uma superfície colorida, ela assume uma parte da cor da superfície.



Por fim, veja em Presets alguns modelos de sombras pré-definidos pelo pessoal da Corel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário