segunda-feira, 29 de junho de 2009

Diagramando a capa da revista Foca

No post anterior criamos a capa do primeiro número da revista Foca. Confira na imagem abaixo o resultado.



É natural acreditar que teremos de fazer a capa das edições seguintes também. Como você sabe, a identidade visual é muito importante. Então vamos conhecer um recurso muito usado em designer gráfico: os grids.

Diferente do grid do DRAW, aquela tela cheia de pequenos quadrados, o grid aqui serão marcadores de regiões. Marcaremos assim a região que é ocupada pela foto, a região da barra lateral, a região do título da revista, do código de barras e da data. A manchete não será marcada por grid, pois é função da imagem usada. Um bom grid deve demarcar tudo e ao mesmo tempo ser flexível. As capas das edições futuras serão construídas sobre este grid, mantendo por tanto o mesmo visual geral.

Sem usar grids como você faria para que a próxima capa fosse parecida com a atual? Abriria o projeto da capa da edição anterior e trabalharia em cima dele. Também dá certo, os grids apenas formalizam e padronizam o trabalho.

a) as layers atuais:

Até aqui o projeto foi feito usando apenas uma camada (layer): a camada “ilustração” contém todos os elementos gráficos usados.




b) a layer grid original:

Veja que a Página Master contém uma camada chamada Grid. Esse é o grid padrão do DRAW, e ajuda no alinhamento e posicionamento dos objetos em geral. Mas não é ele que queremos agora.




c) criando o nosso grid:

Crie uma nova camada no projeto e chame ela de “grid de capa”. Veja na figura abaixo que essa nova camada foi criada na página 1, por cima da camada de trabalho (“ilustração”).



Criar a camada “Grid Capa” dentro da Page 1 tem a desvantagem que ela não será visível das demais páginas do projeto. Mas como esse grid serve apenas para compor a capa da revista, ele só terá que ser visível em uma página mesmo. Seja como for, se preferir mudar essa camada para a Master Page, tornando-a visível em todas as páginas do projeto, é só ir no Object Manager e arrastar a Layer até o local desejado. Assim:



d) agora sim vamos criar

Desative a edição de todas as outras layers, mantendo apenas a “Grid de capa” editável:



O resultado é exibido na imagem abaixo:





A imagem a esquerda, a barra vertical e o título da revista parecem bem ajustados. Vamos olhar em destaque a região do código de barras e da data:



Aqui temos um problema. As linhas verticais vieram do título da revista, e seria interessante respeita-las. A linha com o número da edição, data e preço, parece centralizada na barra vertical amarela, e conversa bem com as linhas verticais. Mas o código de barras ficou estranho deslocado para a direita.

Vamos deslocar o código de barras exatamente para o centro das duas linhas verticais e ver como fica.



O resultado final parece bom. E agora todos os objetos buscam respeitar o grid.

Lembro-lhe que algumas pessoas acham conveniente escrever no grid o que deve ser colocado em cada área. Fique a vontade. Para mim o grid final tem a seguinte aparência:





Combinando o grid com a arte, temos:

Um comentário: