segunda-feira, 29 de junho de 2009

Capa da revista Foca

No projeto abaixo criaremos a capa da primeira edição de nossa nova revista, a ‘Foca’. A revista é uma publicação nova que será impressa em um papel de tamanho exclusivo. Os editores definiram o tamanho da página para 285 mm de comprimento por 213 mm de altura. Configure isso no DRAW.

Agora, importamos uma imagem JPG (File / Import...) com uma imagem de Brasília e fazemos ela ocupar todo o espaço da página. Após, criamos um retângulo amarelo (CMYK 0 0 100 0) por cima. Finalmente, a palavra ‘Foca’, em fonte EucrosialUPC e tamanho 192 e colocada. O resultado pode ser conferido abaixo.



a) Lock Object

Gostou da posição dos objetos? Não gostaria de acidentalmente move-los? Pois chegou a hora de conhecer um novo recurso. Vá no Object Manager, clique com o botão da direita sobre o objeto que deseja travar e escolha “Lock Object”. Pronto! Agora ele não pode nem mesmo ser selecionado!

Muitas vezes o uso do Lock Object, do agrupamento ou mesmo das layers se confunde em termos de organização do projeto. Agora que você conhece mais esse recurso, use-o com inteligência.


b) edição número 1

Seria bom que a capa tivesse a data, preço e o número da edição. Vamos criar um pequeno texto (Arial tamanho 9,8) e posiciona-lo na lateral direita inferior.



c) código de barras

Alguns de nossos revendedores controlam suas vendas através de códigos de barras. Assim, temos de colocar essa informação na tela também. O Corel cria código de barras para você (Edit / Insert Bar Code).



d) manchete

Falta só criarmos uma manchete principal para a nossa revista. Que tal? ‘Brasilia, Cem anos de história’? Alinhado a esquerda, fonte Palatino Linotype tamanho 21, negrito (bold).



Confesso que depois de criar esse texto pensei em alinhar a direita. Confira o resultado abaixo. O alinhamento a direita é pouco usual, mas pode criar um efeito interessante para a capa da revista.



Um detalhe final que deixo para você avaliar: repare na barra arredondada sob a palavra Brasília. Ela tem a mesma cor da barra lateral, e se conecta perfeitamente a ela. Pode ser um complemento interessante ao texto da manchete.



e) conclusão

Esse exemplo discutiu temas importantes na criação de um projeto. Procurei amarrar no texto todas as informações que vamos precisar para manterá a identidade visual da revista. Assim, cada tipo e tamanho de letra foi passado. O tamanho do papel foi definido, assim como o modo de escrever a manchete.

Identidade visual, lembre-se disso.

2 comentários:

  1. Meu Nome é Caroline, e faço designer gráfico a um ano, adorei a idéia da capa de sua revista, valeu para clarear minhas idéias. Obrigada . Boa Noite ...

    ResponderExcluir
  2. Sou jornalista; gosto de escrever; já publiquei vários artigos e reportagens; desenvolvi um jornal publicando 04 edições dele e sempre recorri a diagramadores, e agora terminei de escrever um livro, porém, eu mesmo quero diagramá-lo; estou fazendo o curso CorelDraw. Gostei das suas idéias. Valeu..Sucesso

    ResponderExcluir