terça-feira, 2 de junho de 2009

Um projeto usando estilo de cor

Idealmente, devemos sempre começar um projeto já usando estilo de cor. Isso garante que todas as cores e nuances usadas sejam armazenadas corretamente. No desenho do carro abaixo, a primeira providencia foi desenhar as linhas de contorno, demarcando regiões que serão pintadas. As manchas pretas na parte frontal e traseira do modelo são zonas de mistura (blend), que não serão detalhadas agora.





Após, definimos que o carro será cinza. Fomos na cortina de estilos de cor e selecionamos um tom médio para funcionar de cor pai. Geramos então 20 filhas, 10 mais claras, 10 mais escuras, com moderada semelhança. O resultado pode ser conferido abaixo. Repare que ainda não estamos pintando o carro, apenas definimos as cores que serão usadas. É muito importante definir a relação pai/filho das cores, para que futuramente a ferramenta de estilo possa manipular as filhas corretamente diante de uma mudança da cor pai.




Temos o objeto, com seus contornos, e as cores na cortina estilo. Só falta pintar. Use as cores diretamente (clicando na cortina de estilos) ou passe os tons que quiser para a paleta, na parte inferior da tela. A figura abaixo é um trabalho inicial de preenchimento do objeto, dando atenção ao uso de diferentes tonalidade para representar sombras e volumes. Não é um trabalho acabado, os tons estão com transições brutas entre eles. Mas vai servir muito bem para os propósitos deste exemplo.




Salve o carro cinza e guarde ele em seu diretório de trabalho, pois agora vamos iniciar as mudanças de estilo. Salve o arquivo com outro nome e selecione a cor pai na cortina de estilos. Agora, escolha um tom de azul que acredite ser apropriado para nosso novo carro. Imediatamente após entrar com a nova cor, as filhas e o carro devem ter mudado também!



Os estilos de cor do DRAW fizeram um trabalho descente, mas alguns retoques parecem ser necessários. Corrija a tonalidade das filhas que não acompanharam direito o pai e veja seu carro ficar mais real.




Salve o carro azul e guarde-o em segurança. Salve com um novo nome o projeto e mude a cor pai para verde. Dessa vez o resultado foi até melhor, e dispensa alterações.





Cada mudança de estilo deve ser feita com cuidado, e sempre preservando a versão anterior do desenho. Você vai reparar que a transição de/para tons de cinza tende a ser mais crítica, e demandar mais atenção. Seja como for, considere o estilo de cor uma ajuda para mudanças no seu projeto, mas nunca abra mão de conferir o que ele fez. Aprenderá com o tempo que diferentes cores demandam diferentes combinações de tom para parecerem reais. Carros pretos não refletem a luz do mesmo modo que carros brancos. E o estilo não sabe isso, ainda...

Nenhum comentário:

Postar um comentário