sexta-feira, 5 de junho de 2009

Monitores vs. Impressoras: uma questão de cor

Todos nós criamos projetos em Corel DRAW usando um monitor de computador. Essa é a interface homem máquina mais comum que existe. Desse modo, é natural que coloquemos cores, tons e sub-tons em função daquilo que estamos vendo na tela. Mas a maior parte de nós dá saída em seus trabalhos usando uma gráfica, ou mesmo aquela impressora que temos em casa.

Um cenário familiar

Quer criar um convite de casamento com delicados tons de cinza? Use o monitor! Quer adicionar aquela linha delicada em dourado na parte superior? Veja como ficou usando seu monitor. Tudo ok? Grave o arquivo e leve naquela gráfica nova que acabou de abrir ao lado da sua casa. Amanhã estará pronto e você poderá entregar para o cliente. Certo? Não. Provavelmente seus lindos tons de cinza terão fica muito mais claros depois de impressos no papel. Lembra aquele dourado delicado da linha? Que diferença, a impressão ficou realmente ruim.

Entendendo o problema

Mas por que isso acontece? Pense como você visualiza o desenho na tela do computador e como o faz em um papel impresso. No primeiro caso, as cores são emitidas por fontes de luz. Os monitores acendem e apagam milhões de pequenos pontos luminosos, combinando as três cores básicas (vermelho, verde e azul). Assim, cria-se a imagem na tela.

No caso da impressora da gráfica, as cores serão feitas misturando os pigmentos de quatro cores (ciano, magenta, amarelo e preto). Ao citar essas cores você deve ter lembrado do CMYK, que já discutimos aqui. Enquanto o sistema usando na tela de computador, lembra o padrão RGB. Na verdade a diferença não é só nas cores básicas usadas, mas também no sistema de transmissão da imagem até seu olho. O monitor emite luz, enquanto o papel reflete luz. E acredite, isso muda muita coisa.

Resolvendo o problema (em parte)

Existem inúmeros métodos de tornar a impressão mais parecida com aquilo que vemos na tela, e voltaremos a eles mais para frente. Mas no momento vou dizer o que os profissionais da área fazem: eles imprimem suas paletas de cores na gráfica antes!

Você já sabe lidar com paletas de cores, então componha um arquivo semelhante ao exibido abaixo. No caso, usei a paleta ‘CMYK padrão’.




Agora salve e leve na gráfica onde pretende imprimir seu projeto. Faça a impressão dessa paleta usando o mesmo tipo de papel e a mesma impressora que irá usar no projeto. Pronto! Agora você tem um padrão com todas cores contidas na paleta ‘CMYK padrão’. Compare com seu monitor e entenda como o desenho vai ficar depois de impresso.

Outras paletas

No caso acima mostrei a paleta ‘CMYK padrão’, a mais usada no DRAW X4. Eu gosto de ter também as paletas ‘RGB padrão’ e uma escala de cinzas (gray100 ou gray256). Com o tempo você vai criando também paletas personalizadas, e verá como é bom imprimi-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário