quarta-feira, 10 de junho de 2009

Sombras: faça você mesmo

Toda a ilusão de volume gerada em um desenho é função do correto jogo de sombras empregado. Vamos começar com um exemplo simples. Criamos um retângulo. Selecione esse objeto e pressione “+” no teclado numérico. Um segundo retangulo será gerado exatamente sob o original.

Selecione um deles, não importa qual, e use a alça superior de giro para provocar a torção mostrada abaixo. Repare que estou usando as alças de giro, não de redimensionamento.



Na figura acima temos a ilusão que um dos retangulos está inclinado em relação ao outro. Para melhorar a ilusão de projeção, use a alça superior de redimensionamento e diminua um pouco o retangulo inclinado:



A idéia agora é usar um preenchimento uniforme no retangulo que está “em pé” e um gradiente cinza dando a impressão de cinza no objeto “deitado”.

Comece aplicando um preenchimento uniforme no retangulo “em pé”. Se tudo estiver certo, esse preenchimento deve ocultar grande parte do outro retangulo. Se isso não ocorrer, puxe o retangulo “em pé” para frente (ctr + page up).

Agora, use um preenchimento gradiente indo de cinza escuro até branco no retangulo “deitado”. Faça de modo a parecer uma sombra.



Talvez você tenha dificuldade para achar um preenchimento de sombra realista. Eu gosto muito de usar o tipo “Square”, com o centro um pouco deslocado, como mostra a figura abaixo. Tente, experimente e escolha aquilo que mais lhe agradar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário