segunda-feira, 1 de junho de 2009

Compondo uma cor

No último post encerramos o assunto “paletas”. Estamos a poucos passos de começar um outro tema muito importante no DRAW: estilos de cor. Mas antes, vamos detalhar um pouco mais o processo de composição da cor. Como você pode compor suas cores usando as ferramentas oferecidas pela Corel?

Usando a cortina Color

Na cortina Color podemos usar a aba Sliders. Com ela, regule o teor de cores básicas na mistura. Se você manteve a representação no sistema CMYK, terá que regular o teor dessas três cores. Caso prefira usar RGB, crie usando apenas três cores. Uma dica: zerar o teor de todas as cores produz o branco absoluto. No CMYK, o preto absoluto é obtido com K = 100% e todas as demais cores zeradas. Já no RGB, o preto é feito usando 100% de todas as cores.



Os sliders são fáceis de usar, mas pode não ser simples achar aquele tom que representa uma rosa iluminada pelo sol do meio dia no inverno. Uma forma mais “visual” de compor é usando a aba “color viewers”. Essa aba oferece uma mistura de tons em torno de uma cor original. Desloque o cursor vertical e veja todas as combinações aparecendo no quadrado a esquerda. E mais: entre com a cor em CMYK diretamente nessa aba ou usando os sliders da anterior, e o quadrado responderá com tons semelhantes.



Se a questão não é compor, mas sim buscar a cor em outra paleta já existente, seu local é a aba “color palettes”.




Usando Palette Editor

Peça para adicionar uma cor a paleta em uso e um formulário com três abas será aberto. A aba “models” é semelhante a “color viewer” descrita acima, do mesmo modo que a aba “palettes”. Resta investigar o uso da aba Mixers.



A aba mixers apresenta os “Hues” que são esquemas de seleção de cor. No Pentagon, você posiciona os círculos ao longo do pentágono para criar as cores básicas para a paleta de variação abaixo. Um circulo interage com os demais, tornando o efeito mais interessante. Para mover todos os círculos de uma vez, mova o circulo preto. A composição das paletas inferiores também é regulada pela “Variation”. Escolha entre Darker, Lighter e Warmer, entre outras.

Não gostou do pentágono para compor? Altere o hues e use retângulos ou triângulos! Use o parâmetro “complement” para achar a cor complementar!

Change Color

Acessada a partir da paleta, a ferramenta “Change Color” oferece os mesmos recursos de edição de cores explicados acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário