Aline vai fazer quinze anos em Novembro e seus pais querem preparar uma grande festa. Você é especializado em compor convites de festas acabou de conseguir mais um negócio. Mas agora o pai da Aline lhe pede um favor: a filha quer uma iluminação toda especial para o salão de festas, e acabou de desenhar sua idéia no papel, e você tem que passar aquele desenho de adolescente para o computador. Sim... Usando o Corel DRAW.
Vamos dar uma olhada nas idéias da Aline para a sua festa de 15 anos e depois bolar nosso projeto no DRAW.
a) planta baixa:
Todo projeto começa com uma base. Nesse caso, a planta baixa do salão de festas é a nossa escolha natural para a base. Trata-se de uma casa retangular, que tem uma grande área interna. É nesse espaço aberto que Aline irá fazer sua festa. Essa área interna conta ainda com uma grande piscina. Infelizmente nossa aniversariante não informa as dimensões reais da casa, de modo que faremos algo aproximado, seguindo as proporções do desenho.
Vamos criar a planta baixa usando retângulos três retângulos centralizados (use as teclas “E” e “C” para centralizar).
Agora crie mais um retângulo e, por cima deste, posicione um quadrado com a mesma largura da piscina.
Após, use a ferramenta free hand para criar o polígono que dá impressão de escada.
Usando a ferramenta Pick, clique na “escada” e arraste até a posição adequada. Aqui, você pode ou não usar os recursos de aderência (snap) do DRAW. Com o recurso de Snap, a peça que está sendo arrastada pode aderir ao Grid, as Guidelines ou a outro objeto. Veremos isso com mais detalhes futuramente. Nesse momento, se o Snap atrapalhar basta desligar o recurso, desmarcando todas as suas opções.
Você deve ter obtido algo assim:
Antes de continuar, mude o nome dessa layer (camada) para “planta baixa”. Para isso abra o Object Manager, clique com o botão direito no nome da Layer, e escolha “rename”.
b) Refletores externos
Aline já escolheu onde os refletores irão ficar. Vamos começar desenhando os refletores da parte externa. Para isso, clique no botão New Layer na parte inferior do Object Manager:
Essa nova camada deve se chamar “Refletor tipo 1”. Depois o iluminador contratado vai definir o tipo de equipamento a ser usado.
Crie agora um pequeno circulo usando a Ellipse Tool. Lembre-se da tecla Control para garantir a “circularidade”. Após, use a freehand para desenhar um triângulo deitado, como na figura abaixo.
Selecione o triangulo e preencha com amarelo. Agrupe os dois objetos e mova para a posição desejada. Não se esqueça de usar as abas exibidas na figura abaixo para girar o objeto.
Selecione o refletor e pressione “+” no teclado numérico. Isso duplica o objeto. Arraste um deles para baixo e posicione.
Está estranho... Para começar, facho de luz não tem borda. Retire essa borda daí! Selecione um dos refletores, desfaça o grupo ( Control U), selecione o triangulo e remova o contorno.
Melhorou, mas esses fachos de luz não deveriam nos impedir totalmente de ver a estrutura da casa por baixo. Ou seja, seria importante o preenchimento ter uma certa transparência. Para dar transparência a um objeto, selecione ele e clique na ferramenta Interactive Transparency:
Clique e arraste sobre o facho de luz que deseja tornar transparente:
O quadrado branco indica o ponto menos transparente, o quadrado preto é o ponto de maior transparência. Use um quadrado perpendicular entre eles para regular o nível de transparência desejado. Quanto mais próximo do quadrado branco estiver o marcador, mais transparente a peça ficará:
Isso é tudo que temos de saber sobre transparências para esse projeto. Voltaremos ao tema futuramente.
Uma vez tendo ajustada a posição e a transparência de cada refletor, agrupe o circulo e o triangulo. Isso vai facilitar muito quando precisar mexer no desenho.
c) Refletores na entrada:
Nossa aniversariante quer iluminar o caminho de entrada da casa. Para isso, posicionou quatro refletores pequenos nas laterais do caminho. Crie mais uma camada, agora com o nome de “refletor tipo 2”.
Para desenhar os refletores dessa camada, crie um retângulo. Após, crie um círculo um pouco maior que o retângulo. Não se preocupe com a posição exata do retângulo agora.
Mas Aline deseja que o facho de luz siga apenas para frente, então vamos remover uma das metades do circulo. Use a ferramenta Shape tool, selecione o nó do circulo, e arraste POR DENTRO do círculo. Veja o resultado abaixo.
Agora é só girar esse semi-circulo usando as alças de giro.
Finalmente, posicione o retângulo dentro do circulo.
Selecione o semi-círculo e preencha com amarelo. Se o amarelo cubrir tudo, use Shift Page Down para mandar o círculo para baixo do retângulo. O resultado final deve ser parecido com o exibido abaixo. Não esqueça de agrupar.
Verifique no desenho da Aline a posição dos refletores e posicione! Talvez seja necessário redimensionar o objeto para que fique de um tamanho adequado para a escala da planta baixa.
d) Refletores nas paredes internas:
Use as mesmas ferramentas vistas acima e crie as luzes que Aline colocou nas paredes internas.
e) Refletores principais:
A aniversariante escolheu quatro refletores grandes para fazer a iluminação principal da festa. Crie uma camada chamada “Refletor Tipo 4” e monte o esquema abaixo.
f) Refletores complementares:
Para completar os quatro refletores principais, o projeto conta também com quatro refletores médios posicionados nas laterais. A única novidade aqui é seu formado (elipse) e não quadrado ou circular como os outros. A criação de uma elipse se faz através da ferramenta “Ellipse”, a mesma usada para criar círculos (que na verdade são um caso particular de elipse).
g) E... Acabou!
É isso! Cada tipo de refletor está posicionado em uma Layer (camada). Tornando as camadas visíveis e invisíveis, você liga e desliga cada conjunto de luzes. Isso deixa a visualização mais fácil e direta. Explore o Object Manager ao máximo, ele será de grande utilidade no futuro.
Vamos dar uma olhada nas idéias da Aline para a sua festa de 15 anos e depois bolar nosso projeto no DRAW.
a) planta baixa:
Todo projeto começa com uma base. Nesse caso, a planta baixa do salão de festas é a nossa escolha natural para a base. Trata-se de uma casa retangular, que tem uma grande área interna. É nesse espaço aberto que Aline irá fazer sua festa. Essa área interna conta ainda com uma grande piscina. Infelizmente nossa aniversariante não informa as dimensões reais da casa, de modo que faremos algo aproximado, seguindo as proporções do desenho.
Vamos criar a planta baixa usando retângulos três retângulos centralizados (use as teclas “E” e “C” para centralizar).
Agora crie mais um retângulo e, por cima deste, posicione um quadrado com a mesma largura da piscina.
Após, use a ferramenta free hand para criar o polígono que dá impressão de escada.
Usando a ferramenta Pick, clique na “escada” e arraste até a posição adequada. Aqui, você pode ou não usar os recursos de aderência (snap) do DRAW. Com o recurso de Snap, a peça que está sendo arrastada pode aderir ao Grid, as Guidelines ou a outro objeto. Veremos isso com mais detalhes futuramente. Nesse momento, se o Snap atrapalhar basta desligar o recurso, desmarcando todas as suas opções.
Você deve ter obtido algo assim:
Antes de continuar, mude o nome dessa layer (camada) para “planta baixa”. Para isso abra o Object Manager, clique com o botão direito no nome da Layer, e escolha “rename”.
b) Refletores externos
Aline já escolheu onde os refletores irão ficar. Vamos começar desenhando os refletores da parte externa. Para isso, clique no botão New Layer na parte inferior do Object Manager:
Essa nova camada deve se chamar “Refletor tipo 1”. Depois o iluminador contratado vai definir o tipo de equipamento a ser usado.
Crie agora um pequeno circulo usando a Ellipse Tool. Lembre-se da tecla Control para garantir a “circularidade”. Após, use a freehand para desenhar um triângulo deitado, como na figura abaixo.
Selecione o triangulo e preencha com amarelo. Agrupe os dois objetos e mova para a posição desejada. Não se esqueça de usar as abas exibidas na figura abaixo para girar o objeto.
Selecione o refletor e pressione “+” no teclado numérico. Isso duplica o objeto. Arraste um deles para baixo e posicione.
Está estranho... Para começar, facho de luz não tem borda. Retire essa borda daí! Selecione um dos refletores, desfaça o grupo ( Control U), selecione o triangulo e remova o contorno.
Melhorou, mas esses fachos de luz não deveriam nos impedir totalmente de ver a estrutura da casa por baixo. Ou seja, seria importante o preenchimento ter uma certa transparência. Para dar transparência a um objeto, selecione ele e clique na ferramenta Interactive Transparency:
Clique e arraste sobre o facho de luz que deseja tornar transparente:
O quadrado branco indica o ponto menos transparente, o quadrado preto é o ponto de maior transparência. Use um quadrado perpendicular entre eles para regular o nível de transparência desejado. Quanto mais próximo do quadrado branco estiver o marcador, mais transparente a peça ficará:
Isso é tudo que temos de saber sobre transparências para esse projeto. Voltaremos ao tema futuramente.
Uma vez tendo ajustada a posição e a transparência de cada refletor, agrupe o circulo e o triangulo. Isso vai facilitar muito quando precisar mexer no desenho.
c) Refletores na entrada:
Nossa aniversariante quer iluminar o caminho de entrada da casa. Para isso, posicionou quatro refletores pequenos nas laterais do caminho. Crie mais uma camada, agora com o nome de “refletor tipo 2”.
Para desenhar os refletores dessa camada, crie um retângulo. Após, crie um círculo um pouco maior que o retângulo. Não se preocupe com a posição exata do retângulo agora.
Mas Aline deseja que o facho de luz siga apenas para frente, então vamos remover uma das metades do circulo. Use a ferramenta Shape tool, selecione o nó do circulo, e arraste POR DENTRO do círculo. Veja o resultado abaixo.
Agora é só girar esse semi-circulo usando as alças de giro.
Finalmente, posicione o retângulo dentro do circulo.
Selecione o semi-círculo e preencha com amarelo. Se o amarelo cubrir tudo, use Shift Page Down para mandar o círculo para baixo do retângulo. O resultado final deve ser parecido com o exibido abaixo. Não esqueça de agrupar.
Verifique no desenho da Aline a posição dos refletores e posicione! Talvez seja necessário redimensionar o objeto para que fique de um tamanho adequado para a escala da planta baixa.
d) Refletores nas paredes internas:
Use as mesmas ferramentas vistas acima e crie as luzes que Aline colocou nas paredes internas.
e) Refletores principais:
A aniversariante escolheu quatro refletores grandes para fazer a iluminação principal da festa. Crie uma camada chamada “Refletor Tipo 4” e monte o esquema abaixo.
f) Refletores complementares:
Para completar os quatro refletores principais, o projeto conta também com quatro refletores médios posicionados nas laterais. A única novidade aqui é seu formado (elipse) e não quadrado ou circular como os outros. A criação de uma elipse se faz através da ferramenta “Ellipse”, a mesma usada para criar círculos (que na verdade são um caso particular de elipse).
g) E... Acabou!
É isso! Cada tipo de refletor está posicionado em uma Layer (camada). Tornando as camadas visíveis e invisíveis, você liga e desliga cada conjunto de luzes. Isso deixa a visualização mais fácil e direta. Explore o Object Manager ao máximo, ele será de grande utilidade no futuro.
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