sexta-feira, 29 de maio de 2009

CYMK, o que é isso?

Você já reparou que o Corel define as cores através de quatro números que variam entre 0 e 100. Esses números estão associados a quatro letras: C Y M K. Onde C é cian, Y amarelo, M magenta e K preto. Ao misturar essas quatro cores, podemos preparar todas as outras.

O DRAW usa o padrão CYMK como default, mas ele não é o único. Outro sistema de cores muito usado é o RGB (vermelho, verde e azul). A idéia é a mesma.

Está curioso para ver as cores básicas de cada sistema? Confira a figura abaixo.



Além desses dois, o DRAW incorpora ainda outros padrões de cor:

Criando e editando uma paleta

Devido a importancia do tema, achei melhor voltar a ele e fazer um exemplo prático...

Como padrão, a paleta carregada na parte inferior da tela se chama "Default CMYK". Vamos clicar na seta a esquerda e pedir para salvar como "minhapaleta". Mas onde devo salvar? Eu costumo manter a paleta de um projeto dentro do diretório deste projeto. Isso facilita para encontra-la no futuro.

Agora que estamos usando nossa própria paleta, vamos edita-la! Clique a seta a esquerda e escolhe Edit / Palette Editor. A ferramenta de edição de paletas já abre com a sua paleta selecionada. Use o botão Add para adicionar a cor 26 96 91 0 (CYMK) usando a aba Models. Lembre-se de deixar o nome em branco nesse momento!!



Pressione o botão Add to Palette e depois close. Veja a nossa nova cor ocupando o final da paleta. Mas ela está sem nome! Selecione a cor e preencha o campo de nome conforme desejado.




Agora pode fechar o editor de paletas. A nossa nova cor deve estar no final da paleta localizada na base da tela. Pronta para ser usada!



A posição da cor no final da paleta não agrada? Clique e arraste a cor até o local desejado!

No próximo post continuaremos falando de cores!

Trabalhando com cores

Estamos no meio do projeto, você selecionou uma paleta, salvou ela no diretório de trabalho e está usando suas cores desde o início. Mas agora descobriu que vai precisar de um novo tom de verde que não está na paleta? Como criá-lo?

Criando uma cor
Para exemplificar vamos construir uma cor de preenchimento para um quadrado. Crie um quadrado, selecione e vá na opção Color dentro da ferramenta Fill (figura abaixo).




A cortina de cores deve ter sido carregada no canto direito da tela. Nela existem três métodos para a criação de uma cor, são eles: “color sliders”, “color viewers” e “color palettes”. No modo “sliders”, você cria a cor alterando a distribuição de C, M, Y e K na mistura. Em “viewers”, construa a cor deslocando o cursor ao longo de um quadrado com diferentes tonalidades de cores. Por fim, “palettes” permite buscar sua nova cor em alguma das paletas já existentes no DRAW.

Escolha o método que mais lhe agrada, construa a cor, e clique em Fill ou Outline para aplicar a nova cor ao objeto selecionado.


Adicionando a cor na paleta

O quadrado foi preenchido com a nova cor. Parece muito bom, mas essa cor não está na paleta. Como adicionar a paleta uma cor que estou usando no projeto? Observe na parte inferior direita da tela a indicação da cor pelo DRAW:




De dois cliques no quadrado, vai aparecer uma caixa exibindo a cor em uso. Essa caixa conta com um botão essencial: “Add To Palette”. Use-o, e não falamos mais nisso. Mas lembre-se: só faça isso quando estiver usando uma paleta personalizada, nunca altere as paletas padrões do DRAW.


Editar uma paleta


Acima vimos como adicionar uma cor já em uso, na paleta. Mas existe um outro modo de fazer sua paleta crescer: criando cores diretamente nela. Para isso, vá no Palette Editor (Window / Color Palettes) e encontre os botões “Edit”, “Add” e “Delete”.

Ao usar a função “Add”, componha a cor desejada e NÃO coloque nome nela nesse momento. Mantenha a caixa de nome em branco. Quando estiver com a cor desejada, pressione “Add to Palette” antes de fechar a janela. Agora a sua cor deve ter ido para o final da paleta exibida dentro do palette editor. Selecione ela e coloque o nome desejado.

Ao fechar o Palette Editor, a paleta localizada na parte inferior da tela já deverá estar atualizada.



Salvar a paleta

Tenha como hábito salvar a paleta antes de fechar o projeto. Para isso, clique na seta a esquerda da paleta e escolha a opção salvar.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Escolhendo a sua paleta de cores

O Corel DRAW conta com diferentes paletas de cores, e permite ainda que você crie as suas. Mas antes de mudar as paletas, vamos descobrir qual estamos usando. Pause o mouse na área lateral da paleta, onde não existem cores. Vai aparecer um quadrado informando o arquivo da paleta. No caso da figura abaixo, estou usando a paleta H2CIN.CLP, localizada no diretório indicado. Essa paleta foi criada por mim, como veremos depois.




Prefere ver uma das paletas padrões do DRAW? Vá em Window / Color Palletes e escolha uma na lista. Não achou? Você pode escolher "Open Pallete" e encontrar mais algumas. Que tal a escala de cinzas do arquivo Gray100? Os diretórios do DRAW escondem ainda um conjunto de paletas muito interessante. Entre no diretório Palletes / CMYK e encontre paletas especialmente criadas para desenhar pessoas, natureza e objetos em geral.



Para uma visão mais rápida de todas as paletas disponibilizadas pela Corel para o DRAW, use o Color Palette Browser (Window / Color Palettes). O Browser serve ainda para gerenciar quais paletas devem ser exibidas na tela. Marque com um “x” aquelas que deseja visualizar.

Infelizmente o Browser não gerencia bem as paletas personalizadas, aquelas que você gerou e salvou junto com os seus arquivos de projetos. Apenas a paleta criada pelo usuário e em uso no momento, vai aparecer na listagem (User’s Palettes).




Visualização

Ao escolher uma paleta padrão, essa vai ocupar um espaço na tela, e você vai ficar com duas paletas abertas. Se isso não lhe agrada, clique com o botão da direita na seta a esquerda da paleta que deseja fechar, opção "Pallete / Close". Ou então use o Browser para gerenciar as paletas abertas.

Algumas paletas são bastante longas, mas por padrão o DRAW exibe apenas uma linha de cores, como aparece nas figuras acima. Deseja ver mais linhas? Pressione com o botão da direita na seta a esquerda da paleta, opção "customize", e regule o número máximo de linhas a ser exibido.

Salvando...

Antes de personalizar uma paleta, é interessante salva-la com um outro nome, para não perder o original. Clique com o botão direito na seta a esquerda da paleta, escolha Pallete / Save As... Selecione o diretório e o nome da sua paleta.

Uma dica final: para colocar preencher um objeto selecionado com uma cor da paleta, clique nela com o botão da esquerda. Para usar como cor de contorno, clique na cor com o botão da esquerda.

No próximo posts veremos como editar paletas e criar cores exclusivas.

Envelopes em textos

Os envelopes são um recurso bastante complexo e sofisticado, vamos limitar nossa análise nesse momento apenas a textos.

Crie um objeto parágrafo com algumas linhas de texto. Ative a cortina Envelope (Effects / Envelope ou Ctr F7). Ao selecionar o texto, a cortina Envelope deve estar apontando para "Text". Selecione o modelo de envelope "Straight Line" e pressione o botão "Add New". O paragrafo deve agora estar cercado por 8 nós azuis, e a ferramenta Interactive Envelope Tool ativa na barra de ferramentas a esquerda.



Mantendo a Interactive Envelope Tool selecionada, mova os nós e observe como o parágrafo responde. O texto se distribui pelo novo formato do envelope, como mostra a figura abaixo.




Agora crie um texto artistico e aplique o envelope. Repita o procedimento acima, movimentando os nós e veja a diferença. O envelope deforma o texto artístico.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Texto artístico: separando as palavras

Essa é uma dica que já usamos quando inclinamos o texto, mas vale escrever novamente: quando você cria um texto artístico com várias palavras, pode querer separa-las. Selecione o texto e use Arrange / Break Apart. Agora, cada palavra é um objeto e pode ser deslocada como quiser.

Texto envolta de um objeto

Vimos que é fácil colocar o texto para caminhar sobre uma linha. Mas e quando queremos fazer o texto se distribuir envolta de um objeto? Você já deve ter visto isso em jornais e revistas. Pois o DRAW faz isso para você com um clique!

Primeiro crie seu paragrafo e o objeto envolta do qual quer distribuir seu texto, por exemplo um circulo. Agora, selecione apenas o círculo e clique com o botão da direita. Vá na opção "Wrap Paragraph Text". Está pronto! Arraste seu objeto para cima do paragrafo e veja como as palavras fogem dele!


Textos justificados: de verdade ou não

O Corel DRAW apresenta dois modos de textos justificados, o chamado "Full Justify" e o "Force Justify". Na maior parte dos casos, desejamos a versão "Full", onde todas as linhas, menos a última, são justificadas. A última linha fica alinha a esquerda, pois não tem a obrigação de ser da largura do texto. No modo "Force", todas as linhas serão justificadas, inclusive a última.

Na figura abaixo, o primeiro texto é Full, e o segundo Force. Repare que a última linha foi "esticada" até preencher a largura do texto.

Trabalhando com textos

Agora que começamos a lidar com textos, existem mais uns recursos que você deveria saber para tornar o trabalho mais fácil. Selecione o objeto texto que deseja editar e pressione Ctr T. Veja surgir no canto esquerdo da tela a cortina Character Formatting. Nela, além de escolher fonte e tamanho, pode selecionar uma série de recursos especiais, como texto sublinhado, tudo em maiúsculas, etc...

O outro atalho? Selecione novamente o objeto texto e pressione Ctr Shift T. Uma janela deve ter sido aberta, nela você pode escrever seu texto de modo confortável, além de justificar o texto, coloca-lo em itálico, sublinhado, etc.

Existe ainda uma terceira janela de comandos de formatação de texto, a Paragraph Formatting (Text / Paragraph Formatting. Nessa cortina você pode controlar o alinhamento vertical e horizontal do parágrafo dentro do espaço a ele destinado. A opção Full força o DRAW a distribuir o texto ao longo de toda a caixa. Quer controlar o espaçamento entre linhas? Vá na aba Spacing, Paragraph and Line, Line. Seu problema é espaçamento entre paragrafos? Então regule as medidas "Before" e "After Paragraph".

O espaçamento entre palavras e letras está em Language, Character and Words, na aba Spacing.

A aba Indents regula a distância entre o texto e as margens. Em "First line", regule a distância a esquerda da primeira linha. Em "left", a distância a esquerda para todas as demais linhas. E em "right" a distância a direita de todas as linhas.

É bom lembrar que a cortina Paragraph Formating funciona também para textos artísticos, o que é muito útil para separar linhas, palavras e letras.

Com esses recursos você tem acesso a todas as propriedades importantes para trabalhar com texto. E com uma enorme vantagem que a Corel agora oferece: o objeto texto reflete as mudanças assim que você seleciona a propriedade. Ou seja, não precisa mais dar OK para então ver como o texto ficou!

Texto em um caminho

Para aderir um texto a um caminho é necessário ter um texto e um caminho! Ok... Ok... Vamos lá! Como caminho entendo um objeto, tal como um círculo, ou um retas, tal como aquelas geradas pela ferramenta Freehand. Selecione os dois objetos e escolha Text / Fit Text to Path. O resultado deve corresponder ao mostrado abaixo.




Selecione o modo como as letras se distribuem ao longo da curva (Text Orientation), a distância até linha (Distance from path) e a posição do texto no caminho (Text Offset) através da barra de ferramentas que se abre automaticamente.






Uma dica: para jogar o texto para baixo da curva, use números negativos no parâmetro Distance from path. E para inverter as letras tanto horizontalmente quanto verticalmente, use os espelhos (mirror).

Outra dica: após terminar de mexer no texto, você pode separar os dois objetos (break apart) e apagar a linha que serviu de caminho.

E para terminar, mais uma dica! Você está achando chato ficar alterando os números dos parâmetros para mover o texto? Então experimente selecionar os dois objetos e então clicar e arrastar o texto. Sim! Isso é possível! Use o mouse para posicionar o texto como achar melhor! Em um par de cliques!

Texto inclinado

Você já deve ter reparado que o texto que ocupa o eixo X de diversos gráficos apresenta-se inclinado. É um recurso visual interessante e que o CorelDRAW pode executar rapidamente.

Crie um texto artístico contendo o nome de alguns países. Use o botão “horizontal alignment” para alinhar a direita as palavras. Nesse momento sua tela deve estar semelhante a figura abaixo.




Gire o texto até o ângulo desejado:




Selecione o objeto e use o Break Apart (Arrange / Break Apart) para quebrar o objeto. Agora, cada palavra é entendida como um objeto separado. Agora, você deve selecionar todos os objetos e alinhar pela horizontal superior pressionando T ou acessando o comando Align Top(Arrange / Align and Distribute / Align Top).




Distribua os objetos de modo adequado e salve o seu projeto!

Redimensionando, arrastando e girando

Antes de prosseguirmos devemos formalizar um conhecimento que muitos usuários já possuem: como as alças de controle dos objetos trabalham. Existem apenas dois tipos de alças:

-alças de redimensionamento: visualizadas no primeiro clique sobre o objeto. Clique e arraste para mover o objeto.




-alças de giro: visualizada clicando novamente sobre o objeto. Clique e arraste para girar o objeto.



Em tempo: muitos objetos podem ser editados dando dois cliques sobre eles.

Círculos como curvas

No post anterior, expliquei como gerar objetos a partir de um círculo. Naquela situação, o circulo era um objeto do tipo Ellipse. Agora, vamos transformar ele em curva. Neste caso, ao invés de um único nó, temos 4 nós, como mostrado abaixo:




Esses quatro nós são do tipo Symetrical, podendo ser movidos, arrastados ou modificados como qualquer outro nó desse tipo.

Texto: artístico ou parágrafo?

O CorelDRAW dispõe de dois tipos de texto: “artístico” e “parágrafo”. O artístico é um texto, preferencialmente curto, que em geral fica em posição de destaque no projeto. Devido a seu papel, o texto artístico em geral apresenta-se colorido, com diferentes recursos de preenchimento e contorno. Por outro lado, o texto do tipo parágrafo costuma ser mais extenso, e em geral tem menos atrativos visuais.

Antigamente o DRAW contava com dois botões separados, um para cada tipo de texto. Atualmente, um único botão ativa as duas funções. Para conseguir um texto do tipo artístico, com a ferramenta de texto selecionada, clique na posição do desenho onde o texto deve ficar. Caso deseje criar um parágrafo, clique e arraste no desenho, marcando a zona que o texto irá ocupar.

Um texto artístico pode ser convertido para parágrafo clicando com o botão da direita e selecionando “Convert To Paragraph Text”. O mesmo é válido para parágrafos, que podem ser modificados para texto artístico.

Como os demais objetos, textos também podem ser convertidos para curva. Mas tenha cuidado ao fazer isso. Além de gerar uma grande quantidade de nós, o efeito visual de uma alteração no formato dos caracteres em geral não é agradável.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Os círculos e suas fatias

Até aqui a maior parte dos objetos criados foram baseados em retas ou quadrados. Agora vamos tornar as coisas mais redondas e usar um círculo.

Crie um círculo perfeito usando a ferramenta Ellipse e mantendo a tecla Control pressionada. O círculo é um objeto específico, do tipo "Ellipse" e não Curve. Ele apresenta um único nó, representando o inicio e o final do traçado.




Use a Shape Tool para clicar e arrastar esse nó. Cada modo e sentido de arraste do nó promove um resultado distinto:


Arrastar para fora e para a direita: cria um circulo aberto




Arrastar para dentro e para a direita: cria uma “pizza faltando um pedaço”




Arrastar para fora e para a esquerda: cria um arco




Arrastar para dentro e para a esquerda: cria uma “fatia de pizza”

Fazendo onda

Agora que já sabemos tudo sobre nós, podemos utilizá-los para desenhar uma onda senoidal. Novamente vamos partir de um objeto simples e construir algo mais complexo.

Partindo de uma linha reta desenhada com Freehadn, selecione o nó final e converta para curva. Agora, arraste as alças conforme exibido na figura abaixo.




Agora, selecione esse objeto com a ferramenta Pick e pressione a tecla “+” do teclado numérico. Isso é equivalente a executar um “copiar / colar” na mesma posição. Existem agora dois objetos, um sobre o outro. Use as setas do teclado para movimentar um desses objetos, até que eles estejam posicionados conforme a figura:




Segurando pela alça central inferior, arraste essa alça para cima mantendo a tecla Control pressionada. Isso garante que o deslocamento preservará a dimensão exata do original. O resultado final é apresentado abaixo:



Está quase pronto! Combine os dois objetos e use o recurso Join Two Nodes para unir os nós.

Em tempo:
Tecla “+” no teclado numérico: copia e cola objeto na mesma posição
Arrastar alça com tecla Control pressionada: desloca preservando a dimensão original, ou então multiplicando por um inteiro (2x, 3x, 4x, etc).

Tipos de nó

Existem vários tipos de nós no DRAW, e esses tipos são separados por duas classificações. A primeira diferencia uma linha ou segmento de linha de uma curva. A segunda, especifíca o tipo de curva em uso.

Curve vs Line:

First Node of an Open Curve: nó inicial de uma reta ou de uma curva, ele é sempre do tipo Curve.

Line Cusp: nó intermediário que compõe uma linha reta




Curve Cusp: nó intermediário que compõe uma curva. Para elaborar curva, o DRAW dispõe de duas alças. Na figura, as alças estão no nó 1 e 2, pois ambos são do tipo Curve. O nó 3, mais a direita, é do tipo Line, logo não tem alça.




Convertendo:
para converter de Line para Curve ou o contrário, pressione o nó com o botão da direita e escola “To Line” ou “To Curve”.




Cusp, Smooth, Symmetrical:

Curve Cusp: você pode mexer em cada uma das duas alças de modo independente.




Curve Smooth: as alças formam uma linha reta, mas cada uma pode ter uma extensão diferente.




Curve Symmetrical: as alças formam uma linha reta e ambas tem o mesmo tamanho.




Convertendo:Para passar de Cusp para Smooth ou Symmetrical, clique com o botão da direita sobre o nó e escolha a configuração desejada. O mesmo vale para os demais formatos.

O curioso preenchimento de superfícies abertas

Não preencher superfícies abertas parece lógico, e esse sempre foi o comportamento padrão do Corel DRAW. Mas existe uma situação que, curiosamente, as coisas não andam desse modo.


Vejamos: usando a ferramenta Freehand, crie um objeto fechado, semelhante ao exibido na figura abaixo.




Agora, duplique (break curve) e afaste em dois trechos:



Por fim, use a Freehand para fechar o objeto inferior: Aparentemente temos dois objetos, um fechado na parte inferior, e outro aberto na parte superior. Selecione os objetos e preencha. Surpresa! O objeto aberto de cima também foi preenchido!


Para tudo no Corel DRAW existe uma explicação. Quando criamos os dois objetos particionando o primeiro, os objetos finais preservam um vinculo. Na verdade estão "combinados". Dois objetos combinados tendem a reagir do mesmo modo. Era por essa razão que não conseguiamos selecionar apenas o objeto aberto de cima ou o objeto fechado de baixo. Ao selecionar um estamos automaticamente selecionando o outro.

Como quebrar esse vínculo?
Selecione os objetos e Arrange / Break Apart Curve
Como criar um vínculo entre objetos?
Selecione os objetos e Arrange / Combine

Pequenas correções nas superfícies

Ainda explorando o nosso desenho do Fiat Idea, vamos entender como conectar uma superfície a outra. Quando desenhamos o vidro traseiro do Idea, este deve terminar na coluna traseira. Mas na prática podem acontecer pequenos desvios que deixam furos no encaixe. Veremos aqui como resolver essas soldas.

A figura abaixo ilustra uma grande falha na soldagem entre o vidro traseiro e a coluna. O espaço entre o vidro e a coluna deixa transparecer o fundo, que para facilitar a visualização, tem a cor amarela. O correto seria não existir falhas na solda, de modo que o fundo não apareça.




O primeiro passo para eliminar pontos vazios entre duas superfícies é usar a ferramenta Shape para selecionar um dos objetos. Desloque levemente os nós de modo a promover uma perfeita união. A seleção de cada nó permite modificar o contorno do objeto, fazendo ele crescer cobrindo os pontos vazios:



Essa técnica busca aderir perfeitamente os contornos das superfícies. Apesar de sempre ser válida, ela pode mostrar-se muito trabalhosa, especialmente quando manipulamos contornos complexos. Leia o resto do texto para entender como seu trabalho pode ficar mais fácil.

Quem fica por cima?

Enquanto editam-se os nós para corrigir o problema apresentado acima, você irá ser apresentado a um fenômeno interessante: um objeto fica sobre o outro. Ou seja: ao esticar os nós do objeto que está por cima, este objeto acaba cobrindo uma parte do outro.

Na figura abaixo estamos esticando a lataria usando a Shape Tool. Observe como seu contorno entra por baixo do vidro traseiro, mas essa área de sobreposição não atrapalha em nada o desenho final. O objeto de baixo pode sempre ter um contorno levemente maior que o necessário, promovendo soldas perfeitas. Foi exatamente isso que é observado na junção da coluna com o vidro lateral, a direita da imagem.


Mas e se tentassemos ampliar o contorno do vidro traseiro? O efeito seria trágico, pois este objeto está por cima da coluna. Assim, qualquer região de sobreposição torna-se visível, o que é ilustrado abaixo.


Mas como saber quem está por cima? Olhe o Object Manager! Você pode expandir cada Layer de modo a ver a descrição dos objetos. Quanto mais para cima na lista o objeto estiver, mais para cima ele estará no desenho. Use a lista do Object Manager para modificar essa ordem, clicando no nome do objeto e arrastando.

Em tempo...

Alguns usuários gostam de deslocar o nível dos objetos usando teclas de atalho. Se você é um deles, anote ai:

Ctr + Page Up: sobe um nível
Ctr + Page Down: desce um nível

Shift + Page Up: vai para o topo
Shift + Page Down: vai para o fundo



segunda-feira, 25 de maio de 2009

Problemas para preencher um objeto

Muitas vezes usamos uma série de segmentos de retas acoplados para formar uma superfície fechada. Por exemplo, quando desenhamos o vidro traseiro do Fiat Idea abaixo:



Observe a quantidade de pequenos segmentos de reta que foram usados para compor a superfície fechada que representa o vidro do carro. Ao final, preenchemos o objeto com uma cor adequada, no caso um preenchimento gradiente.

Algumas vezes o Corel DRAW não consegue preencher o objeto. Mas por que isso ocorre? A explicação é simples: por alguma razão o objeto que deveria estar fechado está aberto. E o DRAW por padrão não preenche curvas abertas. Os dois erros mais comuns que dão origem a esse problema são:


Erro 1

Ocorre quando cometemos qualquer pequeno engano na conexão de dois segmentos de retas. Um segmento de reta acaba não se ligando ao seguinte. Para verificar se esse é o problema, selecione a curva de contorno usando a Shape Tool e observe os seus nós. Repare um nó de inicialização e um de término! Ei! Era para ser uma curva fechada! Não pode ter dois nós em forma de triangulo!!



Quando o erro acima for localizado, resolva do seguinte modo: selecione os dois nós que deveriam estar conectados e use o botão Join Two Nodes da cortina Node Edit. Agora temos apenas um triangulo azul, indicando curva fechada. O objeto já pode ser preenchido.

Erro 2

Outro erro bastante comum é quando o contorno construído para o objeto fica com dois segmentos de linha separados. Esse tipo de erro pode ser facilmente identificado selecionando o contorno. Observe dois nós em formato de triangulo, um marcando início outro término. O trecho entre eles é, na verdade, formado por outra curva.




As duas curvas não estão unidas, de modo que é impossível selecionar o nó de término de uma com o nó de início da outra. Apenas nós de uma mesma curva podem ser selecionados simultaneamente. Use a ferramenta Pick Tool para selecionar ambos as curvas, e escolha Arrange/ Combine. Isso irá combinar os dois objetos.

Agora, use a ferramenta Shape Tool para selecionar os nós que precisam ser unidos e pressione "Join Two Nodes".

Uma observação final: após as duas curvas estarem combinadas, caso você arraste o nó de finalização de uma delas até o nó de inicialização da outra, eles se unem automaticamente. Ou seja, nem precisa pressionar Join Two Nodes.