segunda-feira, 25 de maio de 2009

Deformando um quadrado

Além das ferramentas de desenho Freehand e Bezier, o Corel DRAW conta com diferentes ferramentas para desenhar formas geométricas simples. Por exemplo: Retangle, Ellipse, Polygon, Spiral e Graph Paper Tool. Todas estão por padrão localizadas na barra de ferramentas a esquerda da tela. Na mesma barra você encontra a ferramenta "Basic Shapes", que oferece alguns outros objetos de interesse.

Se desenhar um quadrado ou um círculo são tarefas fáceis usando essas ferramentas, o que fazer quando queremos um objeto não tão simples? Aqui vamos partir de objetos básicos e construir outros.

Abrindo um quadrado

Para abrir um quadrado será necessário mexer em seus nós separadamente. Para isso, é necessário converter o “objeto quadrado” em uma curva comum. Comece construindo um quadrado e clicando nele com o botão direito. Escolha então a opção “Convert to Curves”:






Agora, selecione a ferramenta Shape Tool para trabalhar com nós (veja a ferramenta selecionada na barra a esquerda). Selecione o nó que deseja alterar. Quando um nó for marcado pela Shape Tool, a cortina Node Edit é ativada automaticamente na parte superior da tela. Ela oferece diferentes recursos para alterar nós.





Uma observação importante: o primeiro e o último nó de uma linha aberta são representados como triangulos azuis, enquanto os demais são pequenos quadrados azuis. Em uma curva fechada, como o quadrado que você desenho, apenas o nó inicial é representado como triangulo. Isso faz sentido, pois de certo modo, numa curva fechada, o início é também o final. Procure prestar atenção nos nós, seus simbolos e nomes!

Ainda com o nó desejado selecionado, clique no botão “break curve” da cortina Node Edit. Agora o objeto foi aberto nesse ponto. Dois triangulos azuis apareceram! Um triangulo azul representa o início da curva aberta, o outro o final. São dois nós sobrepostos, mas é fácil saber qual é qual pois os triangulos tem posições diferentes!

Ainda com a Shape Tool selecionada, puxe um dos nós para longe. O resultado é exibido abaixo.



Até aqui o quadrado foi aberto. Caso deseje ficar com apenas três lados, subtraia o nó selecionado usando o "Delete Node" na cortina Edit Node.


Arredondando o quadrado

Quadrados e retângulos com as laterais arredondadas tornaram-se muito comuns em projetos gráficos. Construí-los com o DRAW é tarefa fácil.

Adivinhe! Comece criando um... quadrado!

Selecione a ferramenta Shape Tool e arraste um nó para dentro do quadrado. Observe que as laterais tornam-se cada vez mais arredondadas a medida que vamos arrastando o nó. Note que nesse caso não convertemos o quadrado para curva, ou seja, o quadrado agora é meio curvo...






Quadrado de cinco lados

Um quadrado por definição tem quatro lados. Para poder criar um objeto com mais lados sem usar a ferramenta polígonos, converta o quadrado para curva. Usando a Shpe Tool, clique sobre qualquer parte da curva, marcando a posição:




Uma vez marcado, clique no botão Add Node da cortina de nó para adicionar um nó naquela posição. Movimente o novo nó criado até a posição mais adequada e está pronto seu "quadrado de cinco lados".






Nenhum comentário:

Postar um comentário