segunda-feira, 25 de maio de 2009

Arrumando o desktop

Existem infinitas maneiras de arrumar o desktop do Corel DRAW, todas são válidas e dependem do gosto pessoal do usuário. Cabe assim, a cada usuário, ir escolhendo conforme sua experiência, como prefere arrumá-lo.

O desktop deve mostrar-se o mais prático possível para o desenhista, permitindo que ele acesse os comandos de modo fácil e rápido. O que cada usuário chama de “acesso fácil e rápido” varia muito. Eu gosto de manter a paleta de cores sempre na parte inferior da tela, mais próxima do mouse. Mas nada impede que você deixe a paleta no canto direito, como a Corel.

Ainda falando de paleta de cores, tenho o hábito de salvar uma paleta de cores para cada projeto que faço. Assim, aquelas cores personalizadas que tanto trabalho tive para compor, ficarão para sempre gravadas. Em um próximo projeto, posso abrir a paleta antiga e salva-la com um novo nome. Assim, associo ela ao novo projeto mas preservo sempre a original!

Antigamente os usuários gostavam de manter na tela várias cortinas. Lembro que adorava a “Align & Distribute”, sempre muito útil. Mas agora a Corel nos permite ter uma tela mais limpa, com um setor lateral no qual as cortinas são inteligentemente sobrepostas. Assim, voce sempre terá a cortina certa, na hora exata, sem se preocupar. Sobre a cortina de alinhamento? Bom... as letras L, R, T, B e algumas outras são bem melhores!

Falando em atalhos: uma antiga regra dizia que aqueles que sabem mais atalhos tendem a manter menos cortinas na tela. Talvez não se aplique mais a cortinas, mas sem dúvida que os atalhos tornam sua vida mais fácil no DRAW.

Nunca podemos esquecer que a principal razão de existência do seu desktop é a elaboração do seu próprio trabalho. Ou seja: o seu projeto! Assim, não esqueça de deixar um espaço confortável para ele! Não adianta lotar com três ou quatro paletas de cores, barras de botões e outros recursos fantásticos. Você precisa de espaço para trabalhar. Aqui o Corel se parece com a sua prancheta... É ótimo que você tenha grandes caixas de lápis, excelentes esquadros, réguas e compassos, mas sejamos honestos, se colocar tudo sobre a mesa, onde vai trabalhar?

Lembre-se sempre que mesmo usuários experientes mudam seus desktops ao longo do tempo. Por que isso ocorre? Porque a arrumação está relacionada também ao tipo de tarefa que está sendo realizada. Assim, se você trabalha com edição de anúncios onde existe grande quantidade de texto artístico, seu desktop deve privilegiar a edição de texto. Mas se você trabalha na elaboração de um novo modelo de carro, pode preferir contar com uma grande paleta de cores com todos os tons e sub-tons da cor de seu novo automóvel. Seja racional! Observe aquelas ferramentas que mais usa e reserve um espaço preferencial para elas.

Em tempo: aquilo que aqui estou chamando de Cortinas, a Corel chama no X4 de Dockers. Talvez pela sua capacidade de "ancorar" em qualquer ponto da tela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário