segunda-feira, 25 de maio de 2009

Desenhando sobre uma imagem

Muitas vezes queremos desenhar em cima de uma fotografia usando o Corel DRAW. Como devo proceder? Existe algum segredo? Sem dúvida que não existem segredos! Mas algumas dicas podem agilizar seu trabalho.

Supondo que você já possua a imagem, o primeiro passo é importá-la. Para isso, vá em File / Import e escolha o arquivo desejado. Antigamente a imagem iria aparecer na tela em um tamanho gigantesco! Tudo bem, você ia pegar a alça diagonal e reduzir até conseguir colocar a foto inteira na sua zona de trabalho. Pois pode comemorar, com o X4 isso não é mais necessário! Antes de abrir a imagem o DRAW irá pedir que você clique e arraste, marcado o tamanho que a foto deve ocupar. Sem dúvida muito prático!


Nesse momento você deve ter algo assim...




Agora você pode começar a desenhar sobre essa imagem e parar de ler esse texto. Ou então tornar seu trabalho realmente eficiente...

Desenhar sobre a foto parece simples, e realmente é. Mas também bastante limitado. Provavelmente, ao longo do projeto, existirão momentos que você desejará visualizar apenas o desenho, sem a foto. E logo em seguida voltar a visualizar o conjunto completo. Ou porque não só a fotografia? Repita isso, acho que essa cor ficou realmente boa!

Como repetir isso dezenas de vezes sem perder tempo? O segredo são as layers!

As layers funcionam para separar uma parte do projeto das demais. Aqui, vamos precisar de duas layers: aquela onde será feito o desenho propriamente, e aquela onde fica a fotografia a ser copiada. Para gerenciar layers vá em Tools / Object Manager. Ele deve aparecer na lateral direita da tela. Se o seu projeto começou agora, você deve estar trabalhando na "Layer 1" da "Page 1". O nome dessa Layer deve estar em vermelho no Object Manager. Você pode expandir a a Layer no Manager e encontrar os objetos que compõem essa camada. O único objeto por lá no momento é o arquivo de imagem que você acabou de importar.

Como a fotografia já foi importada para essa camada, vamos re-nomear a layer de trabalho atual para “foto”. Após, criar uma segunda layer chamada "desenho", local onde vou desenhar. A criação de layers é simples: clique com o botão da direita sobre Page 1, e escolha New Layer.



Não vamos nos dedicar ao estudo de camadas agora, focando-se apenas nos símbolos fundamentais da cortina Layers: a cor vermelha, o lápis e o olho.

cor vermelha: informa qual a camada em uso no momento: no caso “desenho”. É nela que vamos desenhar.

Lápis: informa quais camadas são editáveis, ou seja, onde posso desenhar. Quando o lápis está apagado, não é possível desenhar na camada.

Olho: torna a camada visível ou invisível.

Uma observação: se você quer desenhar SOBRE a fotografia, mantenha a Layer Desenho SOBRE a layer foto. Essa arrumação das camadas é feita clicando e arrastando no Object Manager.

Tentei desenhar o carro da fotografia, o resultado você pode conferir abaixo. Pode não ser um ótimo desenho, mas serviu para esclarecer alguns pontos importantes sobre o X4. O principal deles é: use as Layers a seu favor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário