quarta-feira, 27 de maio de 2009

Texto: artístico ou parágrafo?

O CorelDRAW dispõe de dois tipos de texto: “artístico” e “parágrafo”. O artístico é um texto, preferencialmente curto, que em geral fica em posição de destaque no projeto. Devido a seu papel, o texto artístico em geral apresenta-se colorido, com diferentes recursos de preenchimento e contorno. Por outro lado, o texto do tipo parágrafo costuma ser mais extenso, e em geral tem menos atrativos visuais.

Antigamente o DRAW contava com dois botões separados, um para cada tipo de texto. Atualmente, um único botão ativa as duas funções. Para conseguir um texto do tipo artístico, com a ferramenta de texto selecionada, clique na posição do desenho onde o texto deve ficar. Caso deseje criar um parágrafo, clique e arraste no desenho, marcando a zona que o texto irá ocupar.

Um texto artístico pode ser convertido para parágrafo clicando com o botão da direita e selecionando “Convert To Paragraph Text”. O mesmo é válido para parágrafos, que podem ser modificados para texto artístico.

Como os demais objetos, textos também podem ser convertidos para curva. Mas tenha cuidado ao fazer isso. Além de gerar uma grande quantidade de nós, o efeito visual de uma alteração no formato dos caracteres em geral não é agradável.

2 comentários:

  1. tem como juntar vários textos artísticos em um único parágrafo?

    ResponderExcluir
  2. Ba tarde amigo. Estou com um problema. Estou tentando editar uma arte no corel draw x5, eu havia escrito algumas frases (é um banner), porém agora não consigo selecionar o texto para editá-lo por nada nesse mundo, você pode me ajudar em relação a isso. Um abraço.

    ResponderExcluir