quarta-feira, 27 de maio de 2009

Trabalhando com textos

Agora que começamos a lidar com textos, existem mais uns recursos que você deveria saber para tornar o trabalho mais fácil. Selecione o objeto texto que deseja editar e pressione Ctr T. Veja surgir no canto esquerdo da tela a cortina Character Formatting. Nela, além de escolher fonte e tamanho, pode selecionar uma série de recursos especiais, como texto sublinhado, tudo em maiúsculas, etc...

O outro atalho? Selecione novamente o objeto texto e pressione Ctr Shift T. Uma janela deve ter sido aberta, nela você pode escrever seu texto de modo confortável, além de justificar o texto, coloca-lo em itálico, sublinhado, etc.

Existe ainda uma terceira janela de comandos de formatação de texto, a Paragraph Formatting (Text / Paragraph Formatting. Nessa cortina você pode controlar o alinhamento vertical e horizontal do parágrafo dentro do espaço a ele destinado. A opção Full força o DRAW a distribuir o texto ao longo de toda a caixa. Quer controlar o espaçamento entre linhas? Vá na aba Spacing, Paragraph and Line, Line. Seu problema é espaçamento entre paragrafos? Então regule as medidas "Before" e "After Paragraph".

O espaçamento entre palavras e letras está em Language, Character and Words, na aba Spacing.

A aba Indents regula a distância entre o texto e as margens. Em "First line", regule a distância a esquerda da primeira linha. Em "left", a distância a esquerda para todas as demais linhas. E em "right" a distância a direita de todas as linhas.

É bom lembrar que a cortina Paragraph Formating funciona também para textos artísticos, o que é muito útil para separar linhas, palavras e letras.

Com esses recursos você tem acesso a todas as propriedades importantes para trabalhar com texto. E com uma enorme vantagem que a Corel agora oferece: o objeto texto reflete as mudanças assim que você seleciona a propriedade. Ou seja, não precisa mais dar OK para então ver como o texto ficou!

14 comentários:

  1. valeu mesmo companheiro, nota 10 a estas tuas informações.

    ResponderExcluir
  2. Ficou muito bom mesmo.. Me ajudou bastante, obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Me ajudou muito as suas informações. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu trabalho com diagramação, essas dicas me ajudaram bastante, Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado!! salvou minha vida aqui no trabalho! rs

    ResponderExcluir
  6. Olá, instalaram o Corel Draw X6 na minha máquina e estou tendo dificuldade numa tarefa que era ridiculamente simples no X5: alinhar o texto dentro de uma caixa de texto no centro vertical dela...nas propriedades de texto (que antes era separado no menu texto em Texto e Parágrafo) só aparece a opção para alinhar o texto ao centro horizontal... comofaz?

    ResponderExcluir
  7. Melhor usar o Illustrator!
    Corel não presta!

    ResponderExcluir
  8. Ajudou muito, Anônimo!! Só que não...

    ResponderExcluir
  9. preciso aprender tirar os espaços mais no texo entre as palavras.

    ResponderExcluir
  10. Obrigao gente, me ajudou bastante!! Valeuuu!!

    ResponderExcluir
  11. Obrigadooooo...me ajudou muito!!!
    Valeu

    ResponderExcluir
  12. pessoal, como retiro o marcador de paragrafo do corel?

    ResponderExcluir