terça-feira, 26 de maio de 2009

Pequenas correções nas superfícies

Ainda explorando o nosso desenho do Fiat Idea, vamos entender como conectar uma superfície a outra. Quando desenhamos o vidro traseiro do Idea, este deve terminar na coluna traseira. Mas na prática podem acontecer pequenos desvios que deixam furos no encaixe. Veremos aqui como resolver essas soldas.

A figura abaixo ilustra uma grande falha na soldagem entre o vidro traseiro e a coluna. O espaço entre o vidro e a coluna deixa transparecer o fundo, que para facilitar a visualização, tem a cor amarela. O correto seria não existir falhas na solda, de modo que o fundo não apareça.




O primeiro passo para eliminar pontos vazios entre duas superfícies é usar a ferramenta Shape para selecionar um dos objetos. Desloque levemente os nós de modo a promover uma perfeita união. A seleção de cada nó permite modificar o contorno do objeto, fazendo ele crescer cobrindo os pontos vazios:



Essa técnica busca aderir perfeitamente os contornos das superfícies. Apesar de sempre ser válida, ela pode mostrar-se muito trabalhosa, especialmente quando manipulamos contornos complexos. Leia o resto do texto para entender como seu trabalho pode ficar mais fácil.

Quem fica por cima?

Enquanto editam-se os nós para corrigir o problema apresentado acima, você irá ser apresentado a um fenômeno interessante: um objeto fica sobre o outro. Ou seja: ao esticar os nós do objeto que está por cima, este objeto acaba cobrindo uma parte do outro.

Na figura abaixo estamos esticando a lataria usando a Shape Tool. Observe como seu contorno entra por baixo do vidro traseiro, mas essa área de sobreposição não atrapalha em nada o desenho final. O objeto de baixo pode sempre ter um contorno levemente maior que o necessário, promovendo soldas perfeitas. Foi exatamente isso que é observado na junção da coluna com o vidro lateral, a direita da imagem.


Mas e se tentassemos ampliar o contorno do vidro traseiro? O efeito seria trágico, pois este objeto está por cima da coluna. Assim, qualquer região de sobreposição torna-se visível, o que é ilustrado abaixo.


Mas como saber quem está por cima? Olhe o Object Manager! Você pode expandir cada Layer de modo a ver a descrição dos objetos. Quanto mais para cima na lista o objeto estiver, mais para cima ele estará no desenho. Use a lista do Object Manager para modificar essa ordem, clicando no nome do objeto e arrastando.

Em tempo...

Alguns usuários gostam de deslocar o nível dos objetos usando teclas de atalho. Se você é um deles, anote ai:

Ctr + Page Up: sobe um nível
Ctr + Page Down: desce um nível

Shift + Page Up: vai para o topo
Shift + Page Down: vai para o fundo



Nenhum comentário:

Postar um comentário