quarta-feira, 27 de maio de 2009

Texto em um caminho

Para aderir um texto a um caminho é necessário ter um texto e um caminho! Ok... Ok... Vamos lá! Como caminho entendo um objeto, tal como um círculo, ou um retas, tal como aquelas geradas pela ferramenta Freehand. Selecione os dois objetos e escolha Text / Fit Text to Path. O resultado deve corresponder ao mostrado abaixo.




Selecione o modo como as letras se distribuem ao longo da curva (Text Orientation), a distância até linha (Distance from path) e a posição do texto no caminho (Text Offset) através da barra de ferramentas que se abre automaticamente.






Uma dica: para jogar o texto para baixo da curva, use números negativos no parâmetro Distance from path. E para inverter as letras tanto horizontalmente quanto verticalmente, use os espelhos (mirror).

Outra dica: após terminar de mexer no texto, você pode separar os dois objetos (break apart) e apagar a linha que serviu de caminho.

E para terminar, mais uma dica! Você está achando chato ficar alterando os números dos parâmetros para mover o texto? Então experimente selecionar os dois objetos e então clicar e arrastar o texto. Sim! Isso é possível! Use o mouse para posicionar o texto como achar melhor! Em um par de cliques!

Nenhum comentário:

Postar um comentário