quinta-feira, 28 de maio de 2009

Escolhendo a sua paleta de cores

O Corel DRAW conta com diferentes paletas de cores, e permite ainda que você crie as suas. Mas antes de mudar as paletas, vamos descobrir qual estamos usando. Pause o mouse na área lateral da paleta, onde não existem cores. Vai aparecer um quadrado informando o arquivo da paleta. No caso da figura abaixo, estou usando a paleta H2CIN.CLP, localizada no diretório indicado. Essa paleta foi criada por mim, como veremos depois.




Prefere ver uma das paletas padrões do DRAW? Vá em Window / Color Palletes e escolha uma na lista. Não achou? Você pode escolher "Open Pallete" e encontrar mais algumas. Que tal a escala de cinzas do arquivo Gray100? Os diretórios do DRAW escondem ainda um conjunto de paletas muito interessante. Entre no diretório Palletes / CMYK e encontre paletas especialmente criadas para desenhar pessoas, natureza e objetos em geral.



Para uma visão mais rápida de todas as paletas disponibilizadas pela Corel para o DRAW, use o Color Palette Browser (Window / Color Palettes). O Browser serve ainda para gerenciar quais paletas devem ser exibidas na tela. Marque com um “x” aquelas que deseja visualizar.

Infelizmente o Browser não gerencia bem as paletas personalizadas, aquelas que você gerou e salvou junto com os seus arquivos de projetos. Apenas a paleta criada pelo usuário e em uso no momento, vai aparecer na listagem (User’s Palettes).




Visualização

Ao escolher uma paleta padrão, essa vai ocupar um espaço na tela, e você vai ficar com duas paletas abertas. Se isso não lhe agrada, clique com o botão da direita na seta a esquerda da paleta que deseja fechar, opção "Pallete / Close". Ou então use o Browser para gerenciar as paletas abertas.

Algumas paletas são bastante longas, mas por padrão o DRAW exibe apenas uma linha de cores, como aparece nas figuras acima. Deseja ver mais linhas? Pressione com o botão da direita na seta a esquerda da paleta, opção "customize", e regule o número máximo de linhas a ser exibido.

Salvando...

Antes de personalizar uma paleta, é interessante salva-la com um outro nome, para não perder o original. Clique com o botão direito na seta a esquerda da paleta, escolha Pallete / Save As... Selecione o diretório e o nome da sua paleta.

Uma dica final: para colocar preencher um objeto selecionado com uma cor da paleta, clique nela com o botão da esquerda. Para usar como cor de contorno, clique na cor com o botão da esquerda.

No próximo posts veremos como editar paletas e criar cores exclusivas.

6 comentários:

  1. preciso da cor magenta light no padrão cmyk.
    obrigado.

    amarildo2021@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. pow vei !!
    valeu aii muito obrigado !!!!!!deus te pague!

    ResponderExcluir
  3. eu não sei quase nada de corel vou continuar vendo as explicações que os blogs falam!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas!
    Vou ver se dou conta de resolver minha parada!
    No X5 ainda não consegui adicionar novas cores nas paletas, como eu fazia no Corel 12.

    Tem as "mãnhas" aí pra me passar!

    Grato e feliz 2011!

    ResponderExcluir
  5. no x5 eu não consigo ver os nomes das cores
    so o as porcentagens
    como eu fasso

    ResponderExcluir
  6. Excelente! Não encontrava onde mudava a paleta padrão para RGB, muito obrigado!

    ResponderExcluir