segunda-feira, 25 de maio de 2009

Problemas para preencher um objeto

Muitas vezes usamos uma série de segmentos de retas acoplados para formar uma superfície fechada. Por exemplo, quando desenhamos o vidro traseiro do Fiat Idea abaixo:



Observe a quantidade de pequenos segmentos de reta que foram usados para compor a superfície fechada que representa o vidro do carro. Ao final, preenchemos o objeto com uma cor adequada, no caso um preenchimento gradiente.

Algumas vezes o Corel DRAW não consegue preencher o objeto. Mas por que isso ocorre? A explicação é simples: por alguma razão o objeto que deveria estar fechado está aberto. E o DRAW por padrão não preenche curvas abertas. Os dois erros mais comuns que dão origem a esse problema são:


Erro 1

Ocorre quando cometemos qualquer pequeno engano na conexão de dois segmentos de retas. Um segmento de reta acaba não se ligando ao seguinte. Para verificar se esse é o problema, selecione a curva de contorno usando a Shape Tool e observe os seus nós. Repare um nó de inicialização e um de término! Ei! Era para ser uma curva fechada! Não pode ter dois nós em forma de triangulo!!



Quando o erro acima for localizado, resolva do seguinte modo: selecione os dois nós que deveriam estar conectados e use o botão Join Two Nodes da cortina Node Edit. Agora temos apenas um triangulo azul, indicando curva fechada. O objeto já pode ser preenchido.

Erro 2

Outro erro bastante comum é quando o contorno construído para o objeto fica com dois segmentos de linha separados. Esse tipo de erro pode ser facilmente identificado selecionando o contorno. Observe dois nós em formato de triangulo, um marcando início outro término. O trecho entre eles é, na verdade, formado por outra curva.




As duas curvas não estão unidas, de modo que é impossível selecionar o nó de término de uma com o nó de início da outra. Apenas nós de uma mesma curva podem ser selecionados simultaneamente. Use a ferramenta Pick Tool para selecionar ambos as curvas, e escolha Arrange/ Combine. Isso irá combinar os dois objetos.

Agora, use a ferramenta Shape Tool para selecionar os nós que precisam ser unidos e pressione "Join Two Nodes".

Uma observação final: após as duas curvas estarem combinadas, caso você arraste o nó de finalização de uma delas até o nó de inicialização da outra, eles se unem automaticamente. Ou seja, nem precisa pressionar Join Two Nodes.

Um comentário: