quinta-feira, 23 de julho de 2009

Ajustes apenas dentro da máscara

Até aqui vimos como corrigir a iluminação e cor da imagem como um todo. Mas as vezes queremos mudar apenas uma parte figura. No exemplo abaixo, o destaque deve ser para o copo de refrigerante, e não para o fundo.



Mexer no brilho e no contraste ajudam a destacar objetos, mas não podemos alterar tudo igualmente. Para mexer em uma parte e não na outra, use a mascará. Os ajustes sé terão validade dentro da mascará. Assim, crie uma máscara que envolva todo o copo:



Que tal dar menos contraste ao fundo? Inverta a máscara (ctr shift I), chame a ferramenta de ajuste de brilho, contraste e intensidade (ctr b), e faça os ajustes.



Volte com a seleção para o copo e aumente o contraste deste:



Removendo as marcas, mantendo a máscara

As marcas da máscara estão atrapalhando a visualização, mas também não quero apagar ela agora (Ctr R). Como manter a máscara mas parar de visualizar usas fronteiras por um instante? Ctr H



Image Adjustment Lab:

Quando falei de mudar brilho e contraste da região mascarada, talvez você tenha pensado no Image Adjustment Lab. Mantendo apenas o copo mascarado, abra o Lab:



Mude a temperatura de cor e veja o que ocorre:



Ei! Mas não era para mudar apenas dentro da máscara? Como que o fundo foi junto? Relaxe, é apenas no Preview que isso ocorre. Confie e de OK.



Pois é... Não parece, mas dá certo.

Converter para preto e branco:

A conversão para escala de cinzas atua em toda a imagem, e não apenas na área selecionada. Mas você pode usar o comando Adjust/Desaturate com a mesma finalidade. E este sim será aplicado apenas na máscara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário