quinta-feira, 16 de julho de 2009

Ajuste de branco

Se você gosta de fotografia já deve ter lido sobre White Balance, ou balanço de brancos. Mais do que uma dança tradicional da Dinamarca, o White Balance garante a fidelidade de cores da imagem. Explica-se: diferentes fontes de luz fazem com que as cores sejam captadas de modo distinto pelas máquinas fotográficas. Para resolver isso, existe uma função na qual você pode informar para a câmera qual a fonte de luz (luz solar direta, dia nublado, lâmpada incandescente, halógena, etc...).

Ajuste manual:

Mas e se você esqueceu de ajustar o branco? Ou se mesmo ajustando acha que as cores não estão fiéis. Como resolver? Abra o Image Adjustment Lab e regule a “temperatura de cor”:



Na verdade é isso que a máquina fotográfica faz quando você informa o tipo de luz presente. Cada iluminação tem uma temperatura de cor normal, basta a câmera ajustar isso.

A imagem original é:



Se reduzirmos muito a temperatura de cor, a imagem ganha um tom anormalmente vermelho:



Por outro lado, aumentar a temperatura irá gerar um tom por demais azul:



Ajuste de branco:

Na imagem existe um objeto branco? Uma parede, um móvel, um carro ou mesmo uma faixa pintada no asfalto? Em caso afirmativo, você pode tentar ajustar a imagem informando ao Photo Paint a localização do objeto branco. Use o conta-gotas e clique sobre o objeto:





Comparando o antes e o depois, nota-se que a imagem tratada apresenta uma menor tonalidade azul. È normal que fotos ao ar livre ganhem um tom azulado, graças a luz solar. O conta-gotas resolve isso.


Dica final:


Quer fazer testes com o Lab mas poder voltar ao original? Create Snapshot! Vá acumulando as imagens na parte inferior do Lab a medida que for mudando. Assim é fácil comparar o antes e o depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário