terça-feira, 6 de outubro de 2009

Extrusão: alguns recursos extras

Vamos repetir a extrusão de um objeto simples para podermos avançar nessa área:






Tipos:

A extrusão feita acima é a padrão do Corel DRAW, mas existem outras:




Assim, você pode preferir o resultado abaixo:



Voltaremos a falar de tipos de extrusão em breve.

Cores:

É possível colorir o objeto tridimensional usando uma única cor (cor sólida):






Caso prefira, use uma mistura de duas cores:



Luzes:

Mais do que as cores, o que provoca um efeito tri-dimensional no seu objeto são as luzes aplicadas:



Na figura acima, a fonte de luz localiza-se no canto superior direito do objeto. Com a opção “full color range”, a face escura fica completamente negra. Caso deseje algo menos drástico, desmarque essa opção:



Com a opção acima, a parede não iluminada fica na cor original.

Uma idéia melhor é compor o desenho com mais de uma fonte de luz:



Nesse caso, regule a intensidade de cada fonte para não deixar a peça completamente branca.

Posição em relação ao objeto original:

Com a opção “VP Locked To Object” selecionada, você pode arrastar a extrusão pelo desenho sem que ela mude de formato:






Isso ocorre porque o quadrado que sofreu extrusão (VP) está aderido a extrusão (Object).

Por outro lado, é possível aderir o quadrado (VP) a sua posição na página (VP Locked to Page). Nesse caso o efeito é bem diferente:










Repare: em todos os desenhos o quadrado original permaneceu na mesma posição na página.

Intersect

Nos posts anteriores vimos os comandos Weld e Trim. Neste seremos apresentados ao Intersect: criar um objeto que é a interseção de outros dois.

Assim, crie dois objetos:




Selecione ambos e aplique Intersect (Arrange / Shaping):



Está vendo aquele objeto marcado no meio? Arraste ele e veja que acabamos de criar um objeto que na verdade é a interseção dos outros dois:

Trim

Ao invés de soldar (weld), podemos aparar (trim). Temos inicialmente dois objetos: o quadrado (em baixo) e o circulo (por cima):



Selecione ambos, vá em Arrange / Shaping e aplique o Trim. O objeto de baixo é aparado pelo de cima:



Selecione o circulo e arraste ele para o lado. O resultado é muito interessante:



Em tempo:

Os comandos “Back minus front” e “Front minus back” são similares ao Trim.

Weld

Cortar, aparar e soldar objetos são recursos fundamentais para a elaboração de projetos mais sofisticados. Encontre esses recursos em Arrange / Shaping:



A Corel ajudou muito e criou ícones intuitivos para cada um dos comandos. Mesmo assim, vamos olhar um por um, começando nesse post pelo Weld (soldar):

Crie dois objetos que se sobreponham em algum ponto:



Agora escolha Weld:



Mais do que unir, os dois objetos viram um só:



Assim, ao aplicar um novo preenchimento, ele será aplicado ao objeto todo:



E agora?

Vamos aplicar o comando Weld aos objetos abaixo, o que vai ocorrer com o preenchimento?



Veja o resultado:



O objeto que está por baixo define a cor do preenchimento final depois de soldar.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Criando perspectiva usando a ferramenta Extrude

No post anterior criamos nosso próprio efeito de perspectiva, aderindo um objeto ao outro. O Corel DRAW oferece uma ferramenta desenvolvida especialmente para criar perspectiva: Extrude.



Para usá-la, crie um objeto bi-dimensional:



Selecione a ferramenta Extrude e clique em um dos nós do quadrado:



Clique e arraste para criar a extrusão:



O resultado final é:



A extrusão é encarada como um complemento ao objeto original. Veja sua representação no Object Manager:



Caso deseje, clique com o botão direito sobre o Extrude Group e peça para separar os objetos:



Comprimento

Olhe para a linha pontilhada que forma o eixo da extrusão. Está vendo um retângulo no meio dela? Tente deslocar esse retângulo e perceba como o objeto torna-se mais ou menos comprido:




Uma observação final:

Quando usamos a extrusão, uma barra de recursos fica disponível na parte superior da tela. Com ela, você pode criar efeitos de cores e sombras, por exemplo. São recursos muito úteis, voltaremos ao tema em breve!

Criando perspectiva

Nesse post vamos estudar como criar uma idéia de dimensão em desenhos do DRAW sem usar recursos sofisticados. A idéia é partir de um quadrado normal e criar um cubo usando apenas as ferramentas que já conhecemos.

Aderência de objetos:

Para criar um cubo vamos precisar de vários quadrados aderidos, então é útil acionar a aderência entre objetos. Essa aderência é feita ativando “Snap to Objects”:



Construindo o cubo

Para começar vamos criar a face frontal, um retângulo normal:




Vamos criar um segundo quadrado aderido ao primeiro. Repare na sinalização de aderência que o Corel DRAW emite ao passarmos próximo do nó.



Criamos então um segundo retângulo com o mesmo tamanho do original:



O segundo quadrado está aderido de modo correto, só falta incliná-lo de modo a criar um aspecto de profundidade. Para isso coloque as alças no modo de giro mostrado abaixo clicando no objeto com a Pick Tool.



Arraste a alça lateral direita para cima, criando o deslocamento exibido na figura seguinte:



Confira o resultado final:



Acabamos de criar mais uma face do cubo. Copie essa face recém criada e use para criar a lateral oposta.



Agora copie a face frontal e use-a para criar o fundo do cubo:



O resultado final é mostrado abaixo:



Falta agora criar a base e o topo do cubo. Comecemos pelo topo: usando a ferramenta Freehand, clique sobre cada nó da parte superior do cubo. Vá unindo um nó ao outro.

Na figura abaixo, criamos o primeiro nó da “tampa”:



A figura mostra a construção da “tampa”:



Quando terminar, se tiver feito corretamente, conseguirá preencher o novo objeto com a cor desejada:



Copie a “tampa” e desloque de modo a criar a parte inferior do cubo:



Precisamos consertar um detalhe: o objeto que serve de base está hierarquicamente acima dos demais objetos que compõem o cubo. Isso gera um erro no desenho. Resolva isso deslocando o objeto para uma posição hierárquica menor (use o Object Manager ou clique com o botão direito e escolha Order / To Back of Layer).



Agora vamos pintar as laterais do cubo para melhorar nosso “efeito tridimensional”:



Uma dica final: talvez você precise corrigir a hierarquia dos objetos no momento em que for preenchendo cada um deles com uma cor. Aprenda a usar o Object Manager, isso vai lhe poupar um bom tempo.