terça-feira, 22 de setembro de 2009

Criando perspectiva

Nesse post vamos estudar como criar uma idéia de dimensão em desenhos do DRAW sem usar recursos sofisticados. A idéia é partir de um quadrado normal e criar um cubo usando apenas as ferramentas que já conhecemos.

Aderência de objetos:

Para criar um cubo vamos precisar de vários quadrados aderidos, então é útil acionar a aderência entre objetos. Essa aderência é feita ativando “Snap to Objects”:



Construindo o cubo

Para começar vamos criar a face frontal, um retângulo normal:




Vamos criar um segundo quadrado aderido ao primeiro. Repare na sinalização de aderência que o Corel DRAW emite ao passarmos próximo do nó.



Criamos então um segundo retângulo com o mesmo tamanho do original:



O segundo quadrado está aderido de modo correto, só falta incliná-lo de modo a criar um aspecto de profundidade. Para isso coloque as alças no modo de giro mostrado abaixo clicando no objeto com a Pick Tool.



Arraste a alça lateral direita para cima, criando o deslocamento exibido na figura seguinte:



Confira o resultado final:



Acabamos de criar mais uma face do cubo. Copie essa face recém criada e use para criar a lateral oposta.



Agora copie a face frontal e use-a para criar o fundo do cubo:



O resultado final é mostrado abaixo:



Falta agora criar a base e o topo do cubo. Comecemos pelo topo: usando a ferramenta Freehand, clique sobre cada nó da parte superior do cubo. Vá unindo um nó ao outro.

Na figura abaixo, criamos o primeiro nó da “tampa”:



A figura mostra a construção da “tampa”:



Quando terminar, se tiver feito corretamente, conseguirá preencher o novo objeto com a cor desejada:



Copie a “tampa” e desloque de modo a criar a parte inferior do cubo:



Precisamos consertar um detalhe: o objeto que serve de base está hierarquicamente acima dos demais objetos que compõem o cubo. Isso gera um erro no desenho. Resolva isso deslocando o objeto para uma posição hierárquica menor (use o Object Manager ou clique com o botão direito e escolha Order / To Back of Layer).



Agora vamos pintar as laterais do cubo para melhorar nosso “efeito tridimensional”:



Uma dica final: talvez você precise corrigir a hierarquia dos objetos no momento em que for preenchendo cada um deles com uma cor. Aprenda a usar o Object Manager, isso vai lhe poupar um bom tempo.

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