terça-feira, 20 de outubro de 2009

Alterando uma imagem: faça com cuidado

Apesar deste blog tratar basicamente de DRAW, já fiz diversos comentários sobre tratamento de imagens e o uso do Photo Paint. Neste, vamos comentar sobre uma fotografia de moda publicada por um importante jornal brasileiro. Segue a foto:



Observe um pouco a imagem acima. Tudo lhe parece ok? Sendo uma reportagem sobre moda, o destaque principal foi dado a modelo e as suas roupas. Nesse contexto, o cone, a lixeira, o poste e o ônibus compõem a paisagem. Elementos de composição são importantes, mas nunca podem ter mais destaque que o interesse principal.

Pensando nisso, colocou-se o ônibus em movimento. O movimento proporciona uma certa difusão, um certo “borrão” que ajuda a destacar a modelo em relação ao fundo. Tudo perfeito.

Perfeito mesmo? Olhe melhor o ônibus, ele está em movimento? A primeira vista diríamos que sim. Mas note: embaixo do braço direito da modelo as letras “DE” estão muito bem definidas. Note também o friso lateral do ônibus entra as pernas dela, super definido. Se o ônibus estivesse realmente em movimento, todo ele estaria se movendo na mesma velocidade, certo? Então todas as suas partes apareceriam borradas do mesmo modo. Como essa não é o caso, pode-se deduzir que foi aplicado um efeito de movimento sobre a imagem.

Talvez voce não lembre, mas já usamos esse recurso com a mesma finalidade quando fizemos um Flyer de divulgação para nossa empresa. O nome do recurso no Photo Paint é Motion Blur e foi descrito no post do dia 17 de agosto (http://dicasdraw.blogspot.com/2009/08/flyer-um-evento-na-empresa.html).

Infelizmente o recurso não foi aplicado com cuidado a imagem aqui estudada, deixando certos trechos sem a aplicação do efeito. Sem duvida um maior cuidado na seleção das áreas onde o Motion Blur deveria ser aplicado corrigiria isso.

Conclusão

Sem dúvida que esse lapso no tratamento da imagem não compromete o objetivo da foto, mas é importante prestar atenção nos detalhes de modo a garantir do produto final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário