quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Usando a borracha

Até aqui sempre apagamos objetos inteiros, o que nem sempre é o mais indicado. Vejamos o post anterior, o comprimento da linha acabou sendo maior que o texto artístico, criando um efeito um pouco desagradável:



Vamos tentar resolver isso. Selecione a linha:


Selecione a ferramenta Eraser Tool:



Tente clicar sobre a linha selecionada para marcar o trecho a ser apagado. O DRAW irá retornar uma mensagem de erro:



Infelizmente não podemos apagar trechos de uma linha que está servindo de base para um texto. Então teremos que contornar esse problema: selecione o texto, clique com o botão da direita e converta para curva.



Agora selecione a linha base e a Eraser Tool. Coloque o cursor sobre o inicio do trecho que deseja apagar:



Leve o cursor até o final do trecho e clique novamente:



O resultado é exibido abaixo:



Outro modo de usar a borracha

Marcar o início e o final do trecho a ser apagado funciona muito bem para linhas. Mas em outras situações você pode preferir simplesmente arrastar o cursor na tela mantendo o botão do mouse pressionado. Confira o resultado:



Não esqueça: para isso funcionar você precisa ter selecionado o objeto que será parcialmente apagado antes. E, no caso de texto, ter convertido ele para curva.

Texto sobre linha

No post de 27 de maio de 2009 apresentamos o recurso de aderir um texto a uma linha (http://dicasdraw.blogspot.com/2009/05/texto-em-um-caminho.html). Neste post, vamos apresentar um anúncio que usa esse recurso:



Primeiramente vamos montar um texto artístico e uma curva que pareça adequada:



Selecione os dois objetos, vá em Text / Fit to Path:



Use o mouse para selecionar o texto e arrastar até a posição correta:



Por fim, escolha uma fonte semelhante aquela usada no anúncio. No caso, escolhi Segoe Script tamanho 18.



Em tempo:

É mais comum que esse tipo de composição seja feita com texto artístico, mas o DRAW permite também o uso de textos parágrafo. Mas atenção: o texto tem que caber INTEIRO sobre a linha. Observe a situação abaixo:



Quando fizermos a aderência, apenas um pequeno trecho do texto ficará visível:

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Alterando uma imagem: faça com cuidado

Apesar deste blog tratar basicamente de DRAW, já fiz diversos comentários sobre tratamento de imagens e o uso do Photo Paint. Neste, vamos comentar sobre uma fotografia de moda publicada por um importante jornal brasileiro. Segue a foto:



Observe um pouco a imagem acima. Tudo lhe parece ok? Sendo uma reportagem sobre moda, o destaque principal foi dado a modelo e as suas roupas. Nesse contexto, o cone, a lixeira, o poste e o ônibus compõem a paisagem. Elementos de composição são importantes, mas nunca podem ter mais destaque que o interesse principal.

Pensando nisso, colocou-se o ônibus em movimento. O movimento proporciona uma certa difusão, um certo “borrão” que ajuda a destacar a modelo em relação ao fundo. Tudo perfeito.

Perfeito mesmo? Olhe melhor o ônibus, ele está em movimento? A primeira vista diríamos que sim. Mas note: embaixo do braço direito da modelo as letras “DE” estão muito bem definidas. Note também o friso lateral do ônibus entra as pernas dela, super definido. Se o ônibus estivesse realmente em movimento, todo ele estaria se movendo na mesma velocidade, certo? Então todas as suas partes apareceriam borradas do mesmo modo. Como essa não é o caso, pode-se deduzir que foi aplicado um efeito de movimento sobre a imagem.

Talvez voce não lembre, mas já usamos esse recurso com a mesma finalidade quando fizemos um Flyer de divulgação para nossa empresa. O nome do recurso no Photo Paint é Motion Blur e foi descrito no post do dia 17 de agosto (http://dicasdraw.blogspot.com/2009/08/flyer-um-evento-na-empresa.html).

Infelizmente o recurso não foi aplicado com cuidado a imagem aqui estudada, deixando certos trechos sem a aplicação do efeito. Sem duvida um maior cuidado na seleção das áreas onde o Motion Blur deveria ser aplicado corrigiria isso.

Conclusão

Sem dúvida que esse lapso no tratamento da imagem não compromete o objetivo da foto, mas é importante prestar atenção nos detalhes de modo a garantir do produto final.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Não Perturbe!

Sabe aqueles avisos para colocar na porta do quarto do hotel dizendo “Não Perturbe”? Pois é, vamos construir um e aprimorar nossas habilidades com o comando trim.

A primeira providencia é preparar dois círculos concêntricos, sendo o interno com diâmetro de 6 cm (diâmetro suficiente para passar pela fechadura). O circulo externo será de 8 cm, garantindo uma diferença de 2 cm que prove alguma resistência ao aviso (se o aviso foi muito fino, acabará arrebentando no momento de prender na porta).



Para facilitar o entendimento os círculos foram preenchidos com cores distintas. O circulo menor foi deixado por cima, para permitir a aplicação do comando trim. Selecione ambos os objetos e use o trim (Arrange / Shaping / Trim):



Agora, temos que construir a parte de baixo do aviso, prendendo um retângulo no circulo vazado:




Em tempo:

Antes de prosseguir, uma dica: como achar o centro do circulo? O retângulo tem que ficar exatamente no centro do circulo, certo? Como encontrar facilmente esse ponto? Selecione a ferramenta retângulo e passe vagarosamente o mouse sobre o círculo.




Você verá a indicação “Edge” sobre todo o perímetro do circulo. Vá em direção ao ponto que aproxima-se do meio do círculo e veja a indicação mudar para “Node”:



Acabamos de encontrar o meio! Cada circulo tem 4 nodes.


Continuando...

Então temos o seguinte desenho:



Selecione o circulo azul e pressione “+” no teclado numérico, de modo a duplicar o objeto sem move-lo. O resultado é visto no Object Manager:



Selecione então o retângulo e apenas uma das curvas:



Vá em Arrange / Shaping / Front Minus Back:



Mantendo apenas o objeto roxo selecionado, clique com o botão da direita e Break Curve Apart. Agora você pode selecionar apenas o trecho no interior do circulo azul:



Apague essa parte e temos a estrutura do aviso pronta:



Agora podemos preencher nosso aviso com a cor e texto desejados. O resultado final é apresentado abaixo:



Combinar ou não os objetos?

Quando terminamos de montar a estrutura, nossa tendência podia ser de combinar todos os objetos em uma única curva. Parece lógico mas não faça isso! Quando você combina tudo, deixa de poder criar um preenchimento e um contorno para cada parte do desenho. Desse modo, mantenha os objetos separados.

Extrusão de objetos complexos

Que tal começar a testar a extrusão de objetos complexos? Veja o desenho abaixo:



Como fica a sua extrusão?



Ou, com algumas adaptações de cor e luz:




Dica final:

Está com dificuldade para encontrar a extrusão certa? Porque não experimenta algumas pré-programadas:

Tipos de extrusão

Chegamos a ver rapidamente dois tipos diferentes de extrusão. Voltemos agora a esse tema. Crie uma extrusão de texto:



Na figura acima usamos o tipo padrão de extrusão:



Mude agora o tipo de extrusão e veja o efeito:





Outra opção:








Mais um tipo:





E outra opção:





E o último tipo:



Extrusão de textos

Até aqui vimos como criar extrusões a partir de objetos muito simples, no caso um quadrado. Embora interessante para conhecer a ferramenta, na prática a extrusão acaba sendo aplicada sobre objetos mais complexos. Esse é o caso da extrusão aplicada a textos.

Antes de continuar é importante destacar que:

1) Textos parágrafo NÃO podem sofrer extrusão, o que é bom pois...

2) Cuidado com a legibilidade do material. A extrusão tende a tornar o texto mais difícil de ser lido. Por tanto... Use com cuidado!

Dito isso, continuemos. Crie uma frase simples:



Tente agora aplicar uma extrusão como fazíamos antes:



O resultado não é bom:



Talvez uma extrusão menor ainda permita ler alguma coisa:



É... Ainda não. Quem sabe quando colorir?



Sim! Agora o texto é pelo menos possível de ser lido. O resultado será ainda melhor se mudarmos a cor para cinza:



Importante:

Repare: o texto original era em preto, e assim continuou. O que estamos modificando são as cores da extrusão. Selecionar cores de extrusão diferentes da cor de texto é uma maneira de ajudar a legibilidade do material. Mas escolha cores que combinem...