terça-feira, 22 de setembro de 2009

Criando perspectiva usando a ferramenta Extrude

No post anterior criamos nosso próprio efeito de perspectiva, aderindo um objeto ao outro. O Corel DRAW oferece uma ferramenta desenvolvida especialmente para criar perspectiva: Extrude.



Para usá-la, crie um objeto bi-dimensional:



Selecione a ferramenta Extrude e clique em um dos nós do quadrado:



Clique e arraste para criar a extrusão:



O resultado final é:



A extrusão é encarada como um complemento ao objeto original. Veja sua representação no Object Manager:



Caso deseje, clique com o botão direito sobre o Extrude Group e peça para separar os objetos:



Comprimento

Olhe para a linha pontilhada que forma o eixo da extrusão. Está vendo um retângulo no meio dela? Tente deslocar esse retângulo e perceba como o objeto torna-se mais ou menos comprido:




Uma observação final:

Quando usamos a extrusão, uma barra de recursos fica disponível na parte superior da tela. Com ela, você pode criar efeitos de cores e sombras, por exemplo. São recursos muito úteis, voltaremos ao tema em breve!

Criando perspectiva

Nesse post vamos estudar como criar uma idéia de dimensão em desenhos do DRAW sem usar recursos sofisticados. A idéia é partir de um quadrado normal e criar um cubo usando apenas as ferramentas que já conhecemos.

Aderência de objetos:

Para criar um cubo vamos precisar de vários quadrados aderidos, então é útil acionar a aderência entre objetos. Essa aderência é feita ativando “Snap to Objects”:



Construindo o cubo

Para começar vamos criar a face frontal, um retângulo normal:




Vamos criar um segundo quadrado aderido ao primeiro. Repare na sinalização de aderência que o Corel DRAW emite ao passarmos próximo do nó.



Criamos então um segundo retângulo com o mesmo tamanho do original:



O segundo quadrado está aderido de modo correto, só falta incliná-lo de modo a criar um aspecto de profundidade. Para isso coloque as alças no modo de giro mostrado abaixo clicando no objeto com a Pick Tool.



Arraste a alça lateral direita para cima, criando o deslocamento exibido na figura seguinte:



Confira o resultado final:



Acabamos de criar mais uma face do cubo. Copie essa face recém criada e use para criar a lateral oposta.



Agora copie a face frontal e use-a para criar o fundo do cubo:



O resultado final é mostrado abaixo:



Falta agora criar a base e o topo do cubo. Comecemos pelo topo: usando a ferramenta Freehand, clique sobre cada nó da parte superior do cubo. Vá unindo um nó ao outro.

Na figura abaixo, criamos o primeiro nó da “tampa”:



A figura mostra a construção da “tampa”:



Quando terminar, se tiver feito corretamente, conseguirá preencher o novo objeto com a cor desejada:



Copie a “tampa” e desloque de modo a criar a parte inferior do cubo:



Precisamos consertar um detalhe: o objeto que serve de base está hierarquicamente acima dos demais objetos que compõem o cubo. Isso gera um erro no desenho. Resolva isso deslocando o objeto para uma posição hierárquica menor (use o Object Manager ou clique com o botão direito e escolha Order / To Back of Layer).



Agora vamos pintar as laterais do cubo para melhorar nosso “efeito tridimensional”:



Uma dica final: talvez você precise corrigir a hierarquia dos objetos no momento em que for preenchendo cada um deles com uma cor. Aprenda a usar o Object Manager, isso vai lhe poupar um bom tempo.

Estudo de Caso: anúncio Vivo Rio (parte 2)

No post anterior começamos a montar o anúncio de uma casa de shows do Rio de Janeiro. Vamos continuar esse projeto agora, de modo que se você não leu o post anterior, seria interessante dar uma olhada nele agora.

O post anterior terminou com o seguinte resultado:



Loucos por musica

Fizemos a divulgação do show do IRA!, agora é hora de fazer a divulgação dos demais. O show seguinte denomina-se “Loucos Por Musica”. Infelizmente não consegui o logotipo deste show, de modo que vou manter um quadrado apenas para marcar a posição.



Os logotipos usados são apresentados abaixo:









Mariza

Falta apenas construir o trecho de divulgação do show da Mariza. A foto que consegui é a mesma usada no anúncio original, mas sua baixa resolução acaba gerando bastante ruído. Por outro lado, essa foto permitirá discutir um ponto interessante. Vejamos...

A foto:



Tente posicionar a foto no local adequado:



Repare que a proporção altura x comprimento não é a mesma do local onde a foto deve ser colocada. Por sorte a foto do Ira! coube corretamente, mas o mesmo não ocorreu agora. Como resolver? Não adianta reduzir o tamanho da foto, pois sua proporção altura x comprimento continuará a mesma. A solução é cortar a parte inferior:



Ficou bom? De uma olhada no anúncio original novamente, é exatamente o mesmo corte que fizemos aqui!

Agora é só colocar o texto e os logotipos:



O logotipo:



E assim...

Até aqui temos o seguinte resultado:



Falta muito pouco agora, para ser mais exato apenas as informações finais contidas no final do anúncio. Você não deve ter maiores problemas:



Infelizmente não consegui encontrar o logotipo do MAM e do Ingresso Rápido, mas creio que isso não prejudique o entendimento do projeto.

Os logos que encontrei estão abaixo:











Resultado final

O resultado final é apresentado abaixo:

Estudo de Caso: anúncio Vivo Rio (parte 1)

Uma das etapas mais importantes no aprendizado de qualquer área é inspirar-se nos trabalhos de outros profissionais. Não confunda inspiração com cópia. Quando um aluno de pintura inspira-se em Picasso, ele não está copiando o famoso pinto, está apenas buscando inspiração para construir suas próprias obras. Nesse post, vamos estudar a fundo o layout dos anúncios de uma importante casa de espetáculos do Rio de Janeiro.

Começamos o post apresentando o anúncio em si:




As margens

Para começar, vemos que o material é muito bem delimitado através de um retângulo vermelho, de linha grossa e com as pontas arredondadas. Vamos criar o retângulo usando linha 8 pts e entortar suas pontas. Selecionamos a cor C15, M99, Y95, K0. O resultado é exibido abaixo. As dimensões do retângulo são 176 mm x 210 mm.




Volte para o anúncio e veja que o logotipo da casa de shows encontra-se na parte superior do retângulo. Primeiro temos de criar o logo, selecionando uma fonte adequada. No caso escolhemos Geometr231 Hv BT, tamanho 33,5.



Antes de prosseguir, precisamos criar um fundo branco para o logotipo. Crie um retângulo com as dimensões apropriadas, preencha de branco e posicione embaixo do texto:



Dificuldade para alinhar o texto no centro do retângulo? Selecione os dois objetos e pressione E e C. Isso irá centralizar horizontalmente e verticalmente o texto dentro do retângulo.

Agora, remova a linha de contorno do retângulo e agrupe. Tudo pronto? Então posicione o logotipo na parte superior do retângulo vermelho:



A frase embaixo do logo? Texto artístico, Arial 9 pts.


O conteúdo útil

Esse anuncio visa divulgar três shows, os quais tem seus espaços demarcados por retângulos vermelhos. Vamos criar então esses três retângulos, usando uma linha de contorno de 2 pts:



Uma dica: use a régua vertical para garantir o alinhamento (ou então a opção de alinhamento adequada).

Ira

O primeiro show a ser anunciado é o do grupo Ira. Infelizmente não consegui achar na internet a foto originalmente usada nesse anuncio, de modo que aqui vou fazer uma adaptação. Importe a foto que conseguir e dimensione dentro do primeiro retângulo:



Repare que a foto ficou por cima do retângulo, mude a ordem dos objetos para inverter isso:



Melhorou, mas a foto continua “escapando” para fora do quadrado. Vamos resolver isso ocultando a foto com um objeto branco:



Na figura acima deixamos o objeto com bordas pretas para facilitar o entendimento. Pinte as bordas de branco e consiga o resultado abaixo:



Para obter o resultado acima é importante colocar o retângulo vermelho no nível hieráquico mais alto, seguido pelo “objeto branco” e depois pela foto, como mostra o Object Manager:



Repita a operação para a parte inferior da foto:



Posicionada a foto podemos adicionar o texto de promoção do show:



Escolhemos fonte Arial, tamanho 37 para “IRA!”, tamanho 20 para o nome do show, 15 para o preço e 17 para HOJE. Usamos negrito (bold) no IRA!, HOJE e no preço.

Está quase pronto... O logotipo do MultiShow pode ser encontrado facilmente na internet. Basta importar para o DRAW e posicioná-lo de modo adequado



E assim...

Isso conclui a primeira parte desse estudo de caso. No próximo continuaremos trabalhando nesse projeto.